Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (11.01.01.08) |
Código: |
FEF0006 |
Nome: |
FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM APLICADOS A EDF INFANTIL |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Estudo do desenvolvimento humano. Conceitos chaves: domínios; períodos do ciclo da vida; hereditariedade, ambiente e maturação; contexto sociocultural, econômico e familiar. Influências normativas e não-normativas. Abordagem de Baltes. Teorias do desenvolvimento. Psicanalítica: Psicossexual de Freud e Psicossocial de Erikson. Aprendizagem: Behaviorismo de Skinner e Aprendizagem social de Bandura. Cognitiva: Construtivista de Piaget, Sociocultural de Vygotsky e Processamento da informação. Contextual: Biotecnológica de Bronfenbrenner. Evolucionista/Sociobiológica: Teoria do Apego de Bowlby. Períodos do ciclo da vida infantil. Pré-Natal: etapas; influências ambientais: materna e paternas; o processo do nascimento; o recém-nascido; complicações do parto. Primeira Infância. Desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial. Segunda Infância. Desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial. Terceira Infância. Desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial. |
|
|
|