Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA (11.01.01.15.03) |
Código: |
MAT0144 |
Nome: |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM MATEMÁTICA 3 |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
15 h. |
Pré-Requisitos: |
( ( CIC0093 ) OU ( PPB0067 E MTC0143 ) )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Não |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Sim |
Quantidade Máxima de Matrículas: |
10 |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Iniciação dos alunos do curso de Matemática a um projeto de pesquisa, em nível de graduação, sob orientação individual de um professor do Departamento de Matemática. É esperado que os estudantes matriculados desenvolvam um trabalho de iniciação científica ao longo de um semestre. No início, um plano de trabalho (feito em comum acordo com o orientador) deve ser entregue à Comissão de IC do MAT e ao término do trabalho, deve ser produzido um relatório detalhado. O conteúdo do trabalho deverá ser de nível intermediário/avançado, para alunos de terceiro ou quarto ano do curso de Matemática. Espera-se, entretanto, que parte do trabalho não esteja contida em disciplinas do curso. O objetivo é propiciar um primeiro contato com tarefas e técnicas que possam ser úteis à formação em Matemática do estudante. Nesse sentido, recomenda-se fortemente que os alunos sejam incentivados a realizar atividades normalmente não exigidas nas disciplinas normais e que possam ser úteis em seu trabalho futuro. Como exemplo, mencionamos: pesquisas bibliográficas em livros, artigos ou páginas da Internet; uso de software para digitação de textos e como auxiliar no trabalho; discussões periódicas com o orientador e outros interlocutores e apresentação de resultados em forma oral e escrita. |
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