Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
INSTITUTO DE QUÍMICA (11.01.01.22) |
Código: |
IQD0242 |
Nome: |
ESTÁGIO EM REGÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA 2 |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
90 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
90 h. |
Pré-Requisitos: |
( ( IQD0239 ) )
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( IQD0430 ) OU ( IQD0201 E IQD0207 ) OU ( IQD0240 ) OU ( IQD0241 ) )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
EMENTAINDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA ATIVIDADE DOCENTE. A PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. REGÊNCIA DE ENSINO COM EXERCÍCIO DE TODAS AS FUNÇÕES INERENTES AO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, COMO REPRODUÇÃO DA PRÁXIS E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. ANÁLISE REFLEXIVA E VIVENCIAL DE PROBLEMAS ATINENTES AO ENSINO DA QUÍMICA E DAS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO E INOVAÇÃO.BIBLIOGRAFIAVIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.MORALES, Pedro. A relação professor-aluno, o que é, como se faz. Tradutor Gilmar Saint'Clair Ribeiro. 5ª ed.São Paulo: Loyola. 1999.FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.Brasil, Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio./ Ministério da Educação. Secretaria de Média e Tecnológica. - Brasília: Ministério da Educação, 1999.Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias./Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Brasília: MEC SEMTEC, 2002.PROGRAMA- Observação e reflexão sobre a prática de ensino de Química. - Concepção e planejamento de aulas de Química.- Regência em ensino.- Problemas do ensino de Química e possibilidade de superação. |
|
|
|
|
|