Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29) |
Código: |
FUP0125 |
Nome: |
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE: UMA INTRODUÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
O curso está concebido como uma abordagem dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT) na matriz conhecida como Ciência, Tecnologia e Sociedade ou CTS. Podemos situar os movimentos contemporâneos CTS entre dois campos de tecnologia de conhecimento do conhecimento técnico cientifico. Um tem sido tradicionalmente dominado pelas ciências físicas, exatas e disciplinas tecnológicas, e o outro definido pelo território das ciências sociais, humanas e artes, ciências da saúde e da vida. Uma separação entre ambos tem sido erodida ou rompida por um conjunto de relações que podem ser identificadas por três processos. O processo (A) corresponde à disseminação de um modelo de ciência crescentemente subordinado à produção para a tecnociencia. Isto interfere, altera e transforma como fronteiras do tradicional intercâmbio e divisão do trabalho técnico e intelectual, disciplinar entre os dois campos das ciências. Outro processo (B) tem sentido oposto: abarcações de críticas e exigências sociais na universidade e movimentos sociais no estilos (ecologia de saberes) como posturas de conhecimento (antes e depois) das políticas governamentais de fomento direto de Ciência e Tecnologia (C & T) Não é um banco do sujeito empresarial e / ou corporativo. (Ampliação ou coexistência do passivo-ativa, conflito, identificação dos meios de coordenação, etc.) entre movimentos sociais, instituições e instituições E atores, políticas convencionais de ciência, tecnologia e sociedade. Tem como objetivos ampliar o entendimento e a prática da ciência e tecnologia como construções. |
|
|