Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29) |
Código: |
FUP0142 |
Nome: |
LITERATURA COMO FORMAÇÃO: FUNDAMENTOS HISTÓRICO ONTOLÓGICO E ESTÉTICO |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( FUP0140 ) OU ( FUP0141 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Concepções de literatura e de crítica literária: ensino e práxis. O papel do professor de literatura na recepção, crítica e socialização da tradição histórica; a finalidade de inserção do sujeito discente na perspectiva do progresso da humanidade. Apreensão do literário: modelos redutores vs. crítico-criativos e suas repercussões na educação literária. O ensino da literatura enquanto prática social. Literatura e vida cotidiana como processo dialético na construção de um sujeito onto- histórico. Os fundamentos ontológicos do estético e o caráter estético da ontologia do ser social. A arte como superação dialética da vida cotidiana conservação e negação. A arte como fator cognitivo. O desenvolvimento dos sentidos humanos, da consciência e da linguagem como elementos correlatos no desenvolvimento artístico do ser social. Arte como autoconhecimento do desenvolvimento da humanidade. O estudo do desenvolvimento ontogênico na formação do ser social em Hegel, Feuerbach, Marx, Lukács, Gramsci e Vygostski. |
|
|
|
|