Universidade de Brasília Brasília, 02 de Abril de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29)
Código: FUP0154
Nome: AGROECOLOGIA E ESCOLA DO CAMPO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Debate as relações entre a educação do campo e a agroecologia, buscando destacar o papel da escola pública básica do campo na aproximação entre esses dois campos de práxis. Tal articulação é tecida a partir de duas idéias-força: o trabalho e a pesquisa como princípio educativo; a função social da escola na construção de uma ruralidade contra-hegemônica, alinhada a um modelo de desenvolvimento rural emancipatório e sustentável. O percurso de reflexão na disciplina está dividido em três momentos . O primeiro: contextualiza a agroecologia entre as diferentes escolas de agricultura ecológica, apresentando-a como crítica ao modelo do agronegócio e anúncio da agricultura sustentável; aborda os fundamentos teórico-metodológicos da agroecologia, entendida como uma ciência interdisciplinar, oriunda do diálogo de saberes populares e acadêmicos, cujo objeto são os agroecossistemas; situa os agroecossistemas como práticas sociais amparadas na legalidade da natureza e destaca o campesinato - organizado política e economicamente - como sujeitos coletivos históricos dos conhecimentos e práticas agroecológicas; esclarece sobre o caráter contra-hegemônico da agroecologia, distinta do modelo capitalista do agronegócio em suas racionalidades (sociais, culturais e econômicas) e no valor do trabalho. O segundo bloco apresenta a necessidade histórica de transformação da forma atual da escola rural, cuja matriz educativa contraria o propósito de emancipação da classe trabalhadora, fragmentando o conhecimento da realidade e os educandos do seu direito a saber para transformar o mundo. Da crítica à escola atual emerge o paradigma da educação do campo, que aborda a escola como lugar de conhecimento crítico e instrumento de mudança do real, ao recuperar , das pedagogias so cialistas e populares, o trabalho (socialmente útil) e a pesquisa como princípios educativos, visando uma formação socialmente engajada, interdisciplinar e omnilateral. O terceiro bloco recupera experiências bem sucedidas.
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
FUP0900 - MONITORIA EM AGROECOLOGIA E ESCOLA DO CAMPO
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
9636/-2 2015.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
761/1 2019.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - MATEMÁTICA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
9628/1 2019.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS, ARTES E LITERATURA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
9636/1 2019.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
9636/-3 2007.2 EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Não
9628/-3 2015.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS, ARTES E LITERATURA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
9628/-2 2016.2 EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS, ARTES E LITERATURA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
761/-2 2015.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - MATEMÁTICA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
9628/-4 2007.2 EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS, ARTES E LITERATURA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
9636/-4 2007.1 EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA/FUP - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Não

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