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Esta disciplina é constituída das unidades 1 e 2 do Eixo Pedagógico do Módulo 2 do CLB. Ela apresenta uma fundamentação filosófica do conhecimento e pressupostos teórico-metodológicos da aprendizagem. Apresenta também uma contextualização histórica do problema da democratização do ensino no Brasil e da proposta pedagógica utilizada no início do processo. Unidade 1: Teorias do conhecimento e pressupostos teórico-metodológicos da aprendizagem Nesta unidade é feita uma abordagem filosófica do problema do conhecimento e das teorias do conhecimento e aprendizagem. Uma visão geral das práticas pedagógicas também é apresentada. Unidade 2: As abordagens comportamentalistas e neocomportamentalistasNesta unidade é contextualizado historicamente o problema da democratização do ensino no Brasil e a abordagem pedagógica envolvida no início do processo. PERÍODO DE DURAÇÃO A disciplina inicia em 10/08/2009, terminando em 04/10/2009. CARGA HORÁRIA - CRÉDITOS* o Total 2 créditos. (*1 crédito equivale a 15 horas aula por mês.)PROGRAMA DA DISCIPLINAEsta disciplina é constituída das unidades 1 e 2 do Eixo Pedagógico do Módulo 2 do CLB. Ela será desenvolvida ao longo dos dois primeiros meses letivos do semestre. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM GeralEsta disciplina pretende fornecer um conteúdo filosófico-científico do problema do conhecimento e da aprendizagem, esse último também historicamente relacionado à democratização do ensino no Brasil que se iniciou no século XIX. Específicos Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:o definir conhecimento, tipos e características diferenciar os modelos epistemológicos do conhecimento relacionar estas teorias do conhecimento com as teorias da aprendizagem identificar, nas práticas pedagógicas, a teoria de aprendizagem subjacente. o Identificar historicamente a problemática da educação no Brasil definir comportamentalismo identificar os pontos historicamente relevantes para sua utilização no processo de ensino/aprendizagem no Brasil identificar as vantagens do neocomportamentalismo em relação ao comportamentalismo.CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO E BONIFICAÇÃO 1. A bonificação é restrita aos discentes que cumprirem o cronograma previsto para a unidade.2. A pontuação de conceito será atribuída ao final da unidade, levando em consideração a participação nos debates, conduta e feedback na interação com o tutor, entre outros.3. As avaliações on-line da unidade podem ser entregues até o ultimo dia do cronograma da disciplina a qual ela pertence.4. Em caso de necessidade, sob autorização expressa do Coordenador do Curso, poderá haver um período de tolerância, após o término do cronograma previsto para a disciplina, para a conclusão das avaliações on-line pendentes.5. As atividades realizadas no período de tolerância , terão uma penalização na pontuação de conceito e de 50% da nota de avaliação on-line. 6. A Nota Média da Disciplina é uma média das somatórias das notas obtidas individualmente nas quatro unidades.7. Critérios para aprovação: - Nota Média da Disciplina >= 50 pontos e - Mínimo de 13,5 pontos das avaliações on-line em cada unidade, e - Mínimo de 10,5 pontos na prova integrada8. Em caso de reprovação na disciplina, o aluno poderá fazer uma prova escrita substitutiva referente à(s) unidade(s) em que teve desempenho abaixo do mínimo para aprovação. Esta prova será realizada ao final do semestre, desde que o discente tenha tido algum impedimento médico devidamente atestado, motivos de trabalho previamente notificado e liberação do Coordenador do Curso ou ter alcançado nota mínima de 10 pontos na Nota Média da Disciplina. 9. A Nota Final da Disciplina será a Nota Média da Disciplina, ou a Nota Média da Disciplina devidamente corrigida pela Nota Substitutiva da Unidade.10. No caso do discente não conseguir aprovação em alguma(s) disciplina(s) existem duas possibilidades a se considerar. Se essa reprovação foi em até quatro unidades no total, independente do número de disciplinas a que essa unidades pertençam, ele poderá acumular essas unidades pendentes com aquelas das disciplinas que ele cursaria, quando da reoferta das disciplinas em que foi reprovado. Nesse caso, o discente permanece no fluxo. Se, por outro lado, tiver sido reprovado em mais de quatro unidades, o discente só poderá cursar disciplinas do semestre em que se encontre desde que o total de unidades cursadas (contando com as pendentes) seja menor ou igual a vinte. Nesse caso, o discente sai do fluxo, pois continuará devendo unidades, que só poderão ser cursadas na reoferta. 11. Situações não previstas serão analisadas individualmente. |