Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
DEPTO ECONOMIA (11.01.01.02.03) |
Código: |
ECO0259 |
Nome: |
ECONOMIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( GPP0031 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
1. EmentaIntroduzir definições de políticas públicas a partir de abordagem econômica e microeconômica. Apresentar e discutir alcance e limitações de fundamentos econômicos no ciclo de política pública. Apresentar e discutir as funções econômicas do governo e intervenção públicas na economia. Introduzir noções de orçamento público, sua relação com a economia e avaliação de políticas públicas, do ponto de vista econômico. 2. Objetivo Geral: apresentar, discutir e analisar fundamentos econômicos relacionados à gestão de políticas públicas no Brasil, assim como aplicação de conceitos econômicos relacionados à formulação e avaliação de políticas públicas, introduzindo conceitos econômicos relacionados ao orçamento público e instrumentos econômicos de política.3. Objetivos Específicos: 1. Políticas Públicas - Abordagem Econômica 2. Funções do Governo e Intervenção Pública 3. Políticas Públicas - Abordagem Microeconômica 4. Formulação de Políticas - Instrumentos Econômicos 5. Economia e Orçamento Público 6. Avaliação Econômica de Políticas.4. Contribuição da Disciplina para o Curso: proporcionar aos discentes o domínio de conceitos econômicos fundamentais aplicados à gestão de políticas públicas, de forma interdisciplinar.5. Metodologia de ensino e de aprendizagem da disciplina: aulas expositivas, discussões de estudos de caso em políticas públicas, atividades em sala de aula e de pesquisa. |
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