Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
DEPTO ENGENHARIA FLORESTAL (11.01.01.11.01) |
Código: |
EFL0050 |
Nome: |
INVENTARIO FLORESTAL |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( ( EFL0033 E EFL0040 E GEA0030 ) OU ( EFL0033 E EFL0040 E EFL0100 ) )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Capacitar o estudante de Engenharia Florestal a realizar levantamentos ou inventários florestais, qualitativos e quantitativos, em nível local, regional ou nacional, tanto em áreas de formações florestais plantadas quanto de nativas, por meio de aulas teóricas e práticas.Durante a disciplina o estudante terá a oportunidade de conhecer e se familiarizar com diferentes métodos e processos de amostragem, bem como aprender técnicas estatísticas que permitam a análise dos dados provenientes dos dados coletados nos inventários ou levantamentos.A partir dos resultados dos inventários florestais, o estudante terá condições de:- conhecer o estoque (madeireiro e não madeireiro) presente na floresta- conhecer e identificar o potencial da floresta- realizar prognoses de crescimento e produção da floresta- conhecer a estrutura vertical e horizontal da floresta- conhecer a riqueza e a diversidade florística da floresta nativa, etc.Os inventários florestais são fundamentais para o planejamento da produção florestal, para obtenção de informações que permitam o manejo florestal ou uso racional dos recursos florestais, para definição de medidas de conservação e proteção florestal, entre outras funções. |
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