Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (11.01.01.08) |
Código: |
FEF0167 |
Nome: |
METODOLOGIA DO VOLEIBOL |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( FEF0166 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
EMENTA:PROPORCIONAR REFLEXÃO, VIVÊNCIA E ELABORAÇÃO DE UM CONJUNTO DE REFERENCIAL METODOLÓGICO - TEÓRICO-PRÁTICO - SOBRE A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E AS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DE NOSSA SOCIEDADE.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Conhecer aspectos históricos sobre a evolução do voleibol e a sua dimensão esportiva como meio de lazer, educação e treinamentoIdentificar os conteúdos sócio-educativos do ensino/prática do voleibolDiscenir sobre os elementos que determinam conteúdos/formas do processo de ensino/aprendizagem do voleibolRever princípios paradigmáticos do proceso pedagógico da Educação Física aplicando-os no ensino do VoleibolExperimentar diferentes recursos técnicos e estratégicos aplicáveis nas aulas de voleibol, de acordo com os diversos objetivos desta modalidade esportivaObter noções sobre planejamento de ensino de voleibol em contextos específicos (escola, clube, comunidade, etc)Criar/adotar, através de pressupostos teórico-práticos, métodos de acompanhamento e avaliação do ensino de voleibolReconhecer a importância da criatividade na elaboração/condução das aulas de voleibolConstituir metodologia crítico-reflexiva sobre o processo ensino-aprendizagem do voleibol. |
|
|
|
|
|