Universidade de Brasília Brasília, 20 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (11.01.01.08)
Código: FEF0295
Nome: METODOLOGIA DO HANDEBOL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( FEF0294 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: EMENTA:DISCIPLINA DE CUNHO TEÓRICO E PRÁTICO QUE OBJETIVA O ESTUDO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DO HANDEBOL NAS PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM DO JOGO COLETIVO, DE SUAS HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS, DOS SEUS FUNDAMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS E REGRAS SIMPLES. PARA TAL, ENVOLVE O ESTUDO HISTÓRICO DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DO HANDEBOL: ANÁLISE DO HANDEBOL NA ESCOLA ESTUDO E APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO DO JOGO E CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DE PEQUENOS JOGOS E SUAS VARIAÇÕES. OBJETIVOS:Analisar a origem e evolução do handebol a partir de sua trajetória históricaIdentificar as principais metodologias de ensino dos esportes coletivos: (global, parcial e mista)Aplicar a metodologia da marcação individual para aprendizagem jogo de handebolIdentificar as ações motoras básicas do handebol, na perspectiva do jogoAplicar atividades da psicomotricidade no ensino do handebolIdentificar as fases da aprendizagem na escolaAplicar pequenos jogos nas etapas de formação esportiva escolarIdentificar os princípios básicos de organização dos pequenos jogosAplicar os princípios básicos de organização dos pequenos jogosIdentificar as regras básicas do handebolConstruir séries metodológicas de jogosIdentificar os fundamentos técnicos básicos do handebol e suas metodologias de ensinoCompreender o handebol como um esporte de movimentos básicos para a cultura corporal da criança na escolaCompreender o handebol como um esporte de habilidades motoras básicas para o ensino da Educação Física na escolaRefletir sobre o ensino do handebol na escola, na perspectiva do jogo e seu papel lúdico na formação do ser humano.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
FEF0294 - METODOLOGIA DO HANDEBOL
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
FEF0757 - MONITORIA EM METODOLOGIA DO HANDEBOL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( FEF0294 ) ATIVO 01/08/2019
Equivalência(s) Específica(s)
Equivalências Específicas Matriz Curricular Currículo Início da Vigência Fim da Vigência
( ( FEF0211 OU FEF0212 ) ) OU ( FEF0294 ) EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura - Presencial - D 7315/-3 - 2012.2 1988.2
( ( FEF0211 OU FEF0212 ) ) OU ( FEF0294 ) EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura - Presencial - D 7315/1 - 2016.2 1988.2
( ( FEF0211 OU FEF0212 ) ) OU ( FEF0294 ) EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura - Presencial - D 7315/-2 - 2013.1 1988.2
( ( FEF0211 OU FEF0212 ) ) OU ( FEF0294 ) EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura - Presencial - D 7315/-4 - 2004.1 1988.2
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
60810/1 2016.1 EDUCAÇÃO FÍSICA/FEF - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
7315/1 2016.2 EDUCAÇÃO FÍSICA/FEF - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
7315/-2 2013.1 EDUCAÇÃO FÍSICA/FEF - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
7315/-3 2012.2 EDUCAÇÃO FÍSICA/FEF - Licenciatura - Presencial - D Não 0 Sim
7315/-4 2004.1 EDUCAÇÃO FÍSICA/FEF - Licenciatura - Presencial - D Sim 4 Sim
60810/-2 2012.1 EDUCAÇÃO FÍSICA/FEF - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37 v4.9.10.114