Universidade de Brasília Brasília, 19 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/COM (11.01.01.03.05)
Código: COM0128
Nome: INTRODUÇÃO AO MARKETING
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAP0123 ) OU ( FAC0029 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Os princípios e as noções iniciais do marketing. Os conceitos fundamentais. As tendências do mercado consumidor e da sociedade.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
FAC0029 - INTRODUÇÃO AO MARKETING
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
COM0162 - MONITORIA EM INTRODUÇÃO AO MARKETING
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAP0123 ) OU ( FAC0029 ) ) ATIVO 01/08/2019
( ( DAP0123 ) OU ( FAC0029 ) ) INATIVO 01/08/2019 19/01/2024
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
8362/2 2024.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/FAC/COM - Bacharelado - Presencial - N Sim 1 Sim
7510/1 2019.1 NUTRIÇÃO/NUT - Nutricionista - Presencial - D Não 0 Sim
8311/1 2016.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8338/-2 2017.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8354/-5 2011.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8338/1 2019.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
850/1 2019.2 JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8338/-4 2016.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
850/-2 2017.1 JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8362/1 2019.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/FAC/COM - Bacharelado - Presencial - N Sim 1 Sim
8338/-5 2013.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8362/-2 2016.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/FAC/COM - Bacharelado - Presencial - N Não 0 Sim
8354/1 2019.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8311/-3 2011.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Não
8311/-2 2016.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Não
8354/-3 2016.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8354/-2 2016.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8354/-4 2013.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8338/-3 2016.2 COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FAC/DAP - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
8362/-3 2010.1 COMUNICAÇÃO SOCIAL - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/FAC/COM - Bacharelado - Presencial - N Não 0 Sim
850/2 2021.2 JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
850/-3 2016.2 JORNALISMO/FAC/JOR - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
6271/2 2019.2 TURISMO/CET - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
4529/2 2026.1 LETRAS - TRADUÇÃO - FRANCÊS/LET - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
7161/1 2020.1 SAÚDE COLETIVA/DSC - Bacharelado - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app26.sigaa26 v4.15.10.35