Ementa: |
Mapear e buscar interpretar as relações dos textos literários, notadamente os de ficção, de prosa e de ensaística, com a fotografia. A função do encarte e da imagem fotográfica colocada em diálogo com as formas literárias, especialmente o romance e a poesia, seja como complementação (ilustração), seja como inserção temática, citação, referência, lembrança ou paralelismo, no interior da obra escrita. Refletir sobre a fotografia do século XIX, que reivindicou insistentemente o status de arte autônoma (Nadar) e que somente obteve a consagração no século XX com a reportagem, a moda, o retrato, a obra de arte (Cartier-Bresson, Brassaï, Avedon) e com o fenômeno literário e a sua crítica (Breton, Barthes, Assis Brasil). Pensar sobre as implicações existentes entre fotografia, realidade, realismo artístico em geral, perenização efetiva do momento da captura da imagem fotográfica e a aparente imobilidade do texto literário. Determinar os sentidos que o ato fotográfico envolve intrínseca e extrinsecamente. Buscar determinar alguns parâmetros metodológicos para a sua análise (Aumont, Dubois, Sontag, Kossoy, Benjamin). Textos, autores, obras e escolas literárias em diálogo constante com a fotografia, no Brasil e no mundo, no tempo e na atualidade. |