Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO / DPG (11.01.08)
Código: DPG1081
Nome: ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Os procedimentos de análise de abordagem e análise de competências são discutidos e aplicados a contextos de formação de professores de línguas, de alunos e de terceiros. Perguntamo-nos, primeiro, por que um professor de línguas ensina da maneira como ensina e por que os aprendizes de línguas aprendem da forma como aprendem? Por que pessoas do público em geral e outros terceiros opinam e agem como o fazem sobre o ensino de línguas? Quais as maneiras básicas de se aprender e de se ensinar línguas? Essas perguntas e outras apontam para o conceito de abordagem e não método como central na configuração da prática de ensinar e aprender uma nova língua. Este curso visa dissecar esse conceito em suas partes constituidoras na hipótese de que esse entendimento faça avançar a concepção tradicional de métodos e técnicas como basilares. Inicia definindo traços de distintas abordagens de ensino de línguas dentro de um modelo global articulado e expandido desde a sua proposição em 1993. Nesse processo, são extraídos os princípios gerais subjacentes aos métodos ou tradições de ensino que permitam classificá-los como predominantemente gramaticais ou comunicativos. Estaríamos diante de uma quebra de paradigma com o movimento comunicacional? As várias competências que sustentam as materializações da abordagem de ensinar do professor e de aprender dos alunos serão discutidas, bem como as várias forças (abordagens) que ocorrem com a da abordagem do professor de LE.

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