Ementa: |
Os procedimentos de análise de abordagem e análise de competências são
discutidos e aplicados a contextos de formação de professores de línguas, de
alunos e de terceiros. Perguntamo-nos, primeiro, por que um professor de
línguas ensina da maneira como ensina e por que os aprendizes de línguas
aprendem da forma como aprendem? Por que pessoas do público em geral e
outros terceiros opinam e agem como o fazem sobre o ensino de línguas?
Quais as maneiras básicas de se aprender e de se ensinar línguas? Essas
perguntas e outras apontam para o conceito de abordagem e não método
como central na configuração da prática de ensinar e aprender uma nova
língua. Este curso visa dissecar esse conceito em suas partes constituidoras
na hipótese de que esse entendimento faça avançar a concepção tradicional de
métodos e técnicas como basilares. Inicia definindo traços de distintas
abordagens de ensino de línguas dentro de um modelo global articulado e
expandido desde a sua proposição em 1993. Nesse processo, são extraídos os
princípios gerais subjacentes aos métodos ou tradições de ensino que
permitam classificá-los como predominantemente gramaticais ou
comunicativos. Estaríamos diante de uma quebra de paradigma com o
movimento comunicacional? As várias competências que sustentam as
materializações da abordagem de ensinar do professor e de aprender dos
alunos serão discutidas, bem como as várias forças (abordagens) que ocorrem
com a da abordagem do professor de LE. |