Universidade de Brasília Brasília, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO / DPG (11.01.08)
Código: DPG0035
Nome: ESTÁGIO DOCENTE 1
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Ementa: Para o cumprimento da atividade de Estágio Docência, o aluno deverá desempenhar tarefas docentes, ou seja, atividades de elaboração do programa da disciplina, seleção de aulas teóricas e práticas, planejamento das atividades didáticas, realização e avaliação dessas atividades, sob a supervisão de professor. Bibliografia: 1 BORDENAVE, J.D. e PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem, 4ª ed. RJ. Petrópolis, Vozes, 1994. 2 FÉTIZON, B.A.M. A propósito da formação de professores, Rev. Fac. Educação, USP, SP, 8(2):165-174, jul/dez 1982. 3 FREIRE, Paulo - Educação como prática da liberdade, 11ª ed., RJ, Paz e terra, 1980. 4 MALGLAIVE, G. Ensinar Adultos, Porto Editora, 1995.5 MOREIRA, A.F.B. (org.) Conhecimento educacional e formação do professor, SP, Campinas, Papirus, 1994. 6 NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação, D. Quixote, Lisboa, 1992. Secretaria da Educação do Estado de S.Paulo - CENP. Propostas curriculares para o ensino de Psicologia e Psicologia Educacional, SP, 1990. 7 VEIGA, I.P.A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? 3ª ed. Campinas, SP, Papirus, 1995. 8 VIANNA, H.M. Testes em Educação, SP, IBRADA, 1986. 9 _____________Introdução à Avaliação educacional, SP, IBRASA, 1989. 10 ZEICHNER, K.M. A formação reflexiva de professores. Lisboa, EDUCA, 1993.

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