Universidade de Brasília Brasília, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO / DPG (11.01.08)
Código: DPG0874
Nome: TEORIA DE DESENVOLVIMENTO 1
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Ementa: As teorias de desenvolvimento e seus componentes: beneficiários, objetivos, atores, matrizes e estratégias. Teorias sobre o crescimento econômico e a modernização institucional. Concepções teóricas sobre uma abordagem multidisciplinar do desenvolvimento e do desenvolvimento humano, em particular nas duas últimas décadas. Teorias do desenvolvimento social e preocupações distributivas. Desenvolvimento e multiculturalismo. Impactos da globalização nos diversos aspectos do desenvolvimento. Estado, mercado e sociedade civil. Análise e discussão de estudos e pesquisas atuais em Desenvolvimento. Educação, inovação, ciência e tecnologia voltadas para os diversos aspectos do desenvolvimento. Análise crítica de pesquisas recentes sobre tecnologias sociais voltadas para o desenvolvimento. Bibliografia: 1 Andersen, G(Ed.) Welfare states in transition: national adaptations in global economics. London. Sage Pub.1996 2 Asefa, S (Ed.) The economics os Sustainable Development. Western Michigan University. Kalamazoo. 2005 3 Caiden, G. E. & Caravantes, G. R. Reconsideração do Conceito de Desenvolvimento, Caxias do Sul: EDUCS, 1998, P.71-98. 4 Chang, H Globalization, economic developlment and the role of the state. London Zed Books. 2003 5 Crocker, D. "Qualidade de vida e desenvolvimento: o enfoque normativo de Sen e Nussmaum". Lua Nova, São Paulo, n.31, p.99-131, 1993. 6 Hicks, N. & Streeten, P. "Indicadores de desenvolvimento: a busca de uma unidade de medida de necessidades básicas". In: Caiden, G. E. & Caravantes, G. R. Reconsideração do Conceito de Desenvolvimento, Caxias do Sul: EDUCS, 1998, P.71-98. 7 Korsgaard, C. M. & Gaertner, W. "Comentators on Conhen and Sen."In: Nussmaum, M. & Sen, The Quality of Life: Oxford: OUP, 1993. 8 Misocsky, Maria Ceci. A teoria do desenvolvimento e o enfoque de capacidades por Maria Ceci Misocsky. In http://nutep.ea.ufrgs.br/principal.asp. Acessado em 25 de junho de 2009. 9 Morais, Michelle Cooperação Sul-Sul em Alfabetização: rumo ao Desenvolvimento Humano. In http://www.cereja.org.br/ Acessado em 25 de junho de 2009. 10 Ray, D Development economics. Princeton Univ.press. 1998 11 Sachs, I. Espaços, tempos e estratégias de desenvolvimento. São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 1996. 12 Seitz, J. A política do desenvolvimento: uma introdução a problemas globais. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1991. 13 Sen, A. O desenvolvimento como expansão de capacidades "Lua Nova, São Paulo,2000 14 __. "Capability and Well-Being". In: Nussbaum, M. & Sen, A (2003) 15 Webster, A Introduction to the sociology of development. New York. Palgrave MacMillan. 1997 Bibliografia complementar: 1 Demeny, P & Geoffrey M. The Reader in Population and development. New Yok St MARTIN, 1998 2 Preston, P.W Development Theory: an introduction. OXFORD. Blackwell.1996 3 Sen, Amartya, On Ethics and Economics, Oxford, Basil Blackwell, 1987. 4 Drèze, Jean and Sen, Amartya, Hunger and Public Action. Oxford: Clarendon Press. 1989. 5 Sen, Amartya, Inequality Reexamined, Oxford, Oxford University Press, 1992. 6 Nussbaum, Martha, and Sen, Amartya. The Quality of Life. Oxford: Clarendon Press, 1993. 7 Sen, Amartya, Reason Before Identity (The Romanes Lecture for 1998), Oxford, Oxford University Press, 1999. ISBN 0-19-951389-9 8 Sen, Amartya, Development as Freedom, Oxford, Oxford University, 1999. 9 Sen, Amartya, Rationality and Freedom, arvard, Harvard Belknap Press, 2002. 10 STONE, D. Learning Lessons, Policy Transfer and the International Diffusion of Policy Ideas. Centre for the Study of Globalisation and Regionalisation

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