Universidade de Brasília Brasília, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO / DPG (11.01.08)
Código: DPG0594
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E INTERSECCIONALIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Movimentos sociais e Estado. Movimento negro, de mulheres e a luta pela democracia no Brasil. Pressões internas e externas, participação política, reformulações no debate teórico e novas práxis. Interseccionalidade em gênero, raça e classe. Deliberação, dialogismo e a transições possíveis dos problemas públicos complexos à ação pública transversal. Conceitos de setorialidade, intersetorialidade e transversalidade. Estratégias de articulação: das demandas interseccionais em gênero e raça às políticas públicas transversais. Conexões entre gênero e raça em políticas de educação, direitos humanos, saúde e desenvolvimento social. Metodologia Abordagem interdisciplinar. Aulas expositivo-dialogadas. Mobilização de dinâmicas de grupos, produção de resenhas críticas, leituras dirigidas e paper. As aulas compartilharão modos de exame crítico dos problemas públicos interseccionais e da ação pública no que tange aos seus processos de gestão intersetorial e transversal, considerando a pluralidade de abordagens para o tema oriundas dos campos de públicas, da educação, dos direitos humanos, da sociologia, da ciência política, da história, da filosofia e da administração.Objetivo Geral: Aprofundar conhecimentos sobre as políticas públicas no Brasil tanto no campo da saúde, da educação, dos direitos humanos e desenvolvimento social, e numa perspectiva interdisciplinar e contra-colonial que considere a transversalidade e estratégias de ação pública para a solvência de problemas complexos, considerando a interseccionalidade de gênero, raça, classe, bem como outras assimetrias que estruturam a desigualdade social e racial no Brasil. Objetivos específicosRefletir sobre as dinâmicas históricas que estruturaram a abertura democrática no Brasil considerando as lutas dos movimentos sociais de negros/as, mulheres, e outros segmentos na busca pela consolidação da democracia com justiça social, o direito à educação, à saúde e equidade de tratamento entre os/ãs cidadãos/ãs Refletir sobre nterseccionalidade de gênero e raça na sua relação com os problemas públicos e a crítica à invisibilidade das desigualdades e diferenças sociais, raciais e de gêneroExplorar abordagens sobre transversalidade e estratégias de ação pública para a solvência de problemas complexos no campo das públicas (foco educação, saúde, direitos humanos e desenvolvimento social)Tensionar múltiplas e variadas formas de articulação de políticas públicas transversais no Brasil, considerando suas conexões com abordagens interseccionais em e na relação com os/as demandatários/as de políticas públicas (negros/as, mulheres, LGBTs e outros).

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