Universidade de Brasília Brasília, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO / DPG (11.01.08)
Código: DPG0070
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Não
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A proposta desta disciplina é discutir alguns critérios de avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, tais como eficácia, eficiência, efetividade, eficiência econômica e justiça social. Para tanto, este curso pretende fazer uma revisão bibliográfica de autores que tratam esses temas. Para o êxito de uma política pública se faz necessário avaliar estes critérios e mensurar os custos/benefícios, assim como, os impactos desejados sobre o desenvolvimento humano de uma comunidade. Estudos comparativos de regimes e sistemas de políticas públicas entre países, estudos comparativos de políticas econômicas entre países. Sistemas comparativos, na saúde, na educação, na habitação, no transporte, na habitação, entre outros, serão abordados. Diversos programas de combate à pobreza e à desigualdade. Programasde igualdade de oportunidade no nível internacional, experiências de sucesso.Bibliografia1- Adolino, J.R Blake, Charles H. Comparing Public Policies issues and Choices in Six Industrializaed Countries, Washington DC, CQ Press. 20002-Bickford, Susan, Listening, Conflict and Citizenship: The Dissonance of Democracy, Cornell University Press, Ithaca, New York, 1996.3- Burton, C The higher education system: academic organization in cross-nationall perspective. Berkeley. Univ of California Press. 19834-Canadian Centre for Management Development, Gatineau, Que., 1996, pp. 26-33.5-Canadian Standards Association, A Guide to Public Involvement, Z764-96, 1996.6-Chernichovsky, D What can developing economies learn from health system reforms of developed ecomies?: In Berman P.(ed.) Health Series on Population and Development. Boston. Harvard Univ.Press. 19957-Connor, Desmond, Constructive Citizen Participation, 6th ed., Connor Development Services,Victoria, B.C., 1997.8-Cormick, Gerald, Norman Dale, Paul Emond, S. Glen Sigurdson and Barry D. Stewart, Building Consensus for a Sustainable Future: Putting Principles into Practice, National Round Table on the Environment and the Economy, Ottawa, 1996.9-Daneke, Gregory A. and Alan Walter Steiss, .Planning and Policy Analysis for Public Administrators,. in John W. Sutherland (ed.), Management Handbook for Public Administrators, Van Nostrand and Reinhold Company, New York, 197810-Dodd, Julie Devon and Michelle Hébert Boyd, Capacity Building -Linking Community Experience to Public Policy, Population and Public Health Branch, Atlantic Regional Office, Health Canada, Halifax, 200011-Giaimo, Susan & Manow, Philip. Adapting the Welfare state –The case of Health Care Reform in Britain Germany and USA. Comparative political Studies 32, no.8 December de 198812-Tedesco, J,C y Lopez,N Challenges for Secondary Education in LA, CEPAL Review, no.76, april 200213-Moyra Buchanan, Monica Chaperlin, Doug Crossman and Jane Oram, Moving Beyond Hope: Consumers & Communities in Policy Development, Population and Public Health Branch, Atlantic Regional Office, Health Canada, Halifax, nd14-Emery, F.E. and E.L.Trist, .The Causal Texture of Organizational Environments, Human Relations, Vol. 18, pp. 21-23, 1965.15-Federal, Provincial and Territorial Advisory Committee on Population Health, Toward a Healthy Future: Second Report on the Health of Canadians, prepared for the Meeting of Ministers of Health, Charlottetown, P.E.I, September 199916-Guildford, Janet, Making the Case for Social and Economic Inclusion, Population and Public Health Branch, Atlantic Regional Office, Health Canada, Halifax, 2000.17-Hammond, Sue Annis, The Thin Book of Appreciative Inquiry, Thin Book Publishing Co. Plano, Texas, 1998.18- Isaacs, William, Dialogue and the Art of Thinking Together, Doubleday,New York, 1999.19-Pateman, Carole, Participation and Democratic Theory, Cambridge University Press, London, 1970.20-Rheingold, Howard, The Virtual Community, HarperCollins, Reading, Mass., 199321-Saskatchewan. Department of Environment and Resources Management, A Guide to Policy Development, Regina, Sask., 199822-Schein, Edgar H., Organizational Culture and Leadership, 2nd ed., Jossey-Bass Publishers, San Francisco, 1992.23-Senge, Peter M., The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization, Doubleday, New York, 1990.24-Suskind, Lawrence and Jeffrey Cruikshank, Breaking the Impasse: Consensual Approaches to Resolving Public Disputes, Basic Books Inc., New York, 1987.25-Field, Patrick. Dealing with an Angry Public: The Mutual Gains Approach to Resolving Disputes, The Free Press, New York, 1996

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app36_Prod.sigaa30 v4.9.10.92