Universidade de Brasília Brasília, 07 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CAMPUS UNB GAMA: FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM ENGENHARIA (11.01.32)
Curso: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/FCTE - EAD
Código: FGA0005
Nome: MODALIDADES DE ENSINO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 20 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Compreender modalidades de ensino. Identificar especificidades e convergências da educação presencial, semipresencial e da educação a distância. Distinguir modelos pedagógicos de cursos em EaD. Caracterizar o estudante on-line e a polidocência em formações a distância. Identificar recursos e atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus possíveis usos na modalidade presencial, semipresencial (híbrida) e a distância.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: BELLONI, M. L. Educação a Distância. São Paulo, Editora Autores Associados, 1999. GREGGERSEN, G. Educação a distância: (in) definições, Tecnologias e Modelos. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/219>. Acesso em: 4 mar. 2020. GODOI, M. A.; OLIVEIRA, S. M. S. S. O perfil do aluno da educação a distância e seu estilo de aprendizagem. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/383>. Acesso em: 4 jun. 2020. MARTINS, D. O.; TIZZIOTO S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em ambientes complexos de aprendizagens (ACAs). Disponível em: <http://seer.abed.net.br/edicoes/2016/08_Ambientes_virtuais_aprendizagem.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2020. MILL, D.; SILVA, C. P. R. da. Aprendizagem da docência para a educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre a docência virtual. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/377/401>. Acesso em: 7 jun. 2020. MORAN, J. M. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. Site pessoal do autor, São Paulo, artigo atualizado em 2007. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/modelos.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2020. SCHERRE, P. P.; LACÉ, A. M.; SOUSA, L. S. de. Possibilidades de uso das ferramentas colaborativas do Moodle em cursos a distância. 2016. Disponível em: <https://www.ifb.edu.br/attachments/article/13105/Anais_IFB%20IV%20F%C3%B3rum%20we b.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2020. SANTOS, E. Educação online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, MARCO et al. (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak. Ed., 2010. VALENTE, J. A.; MORAN, J. M.; ARANTES, V. A. Educação a Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2011.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app24.sigaa24 v4.9.10.160