Ementa: |
I. Ementa:
Dar ao aluno conhecimentos mais aprofundados da Neurociências, com uma abordagem que contemple a patologia e diagnóstico das doenças neurocomportamentais.
II. Objetivo:
Discutir as bases que controlam e modulam o comportamento humano, de tal maneira que o aluno seja capaz de compreender como o sistema nervoso trabalha na recepção, integração e transmissão de informações, em seus processos neuroanatômicos, fisiológicos, bioquímicos, celulares e moleculares.
III. Metodologia/recursos didáticos:
A disciplina poderá será ministrada online de forma síncrona/assíncrona, por meio das plataformas Teams, Zoom ou Moodle/Aprender 3. Quando na forma tradicional (presencial), o professor poderá dispor de data-show, quadro, giz/canetas e outros recursos que julgar necessários.
IV. Avaliações e Menções:
As avaliações serão baseadas de acordo com os critérios determinados por cada professor, podendo englobar, avaliações, frequência, pontualidade, assiduidade, apresentação de seminários e discussão dos assuntos em grupos.
O aluno que, por qualquer motivo, não comparecer às aulas e não realizar as atividades nos períodos pré-determinados, terá como recuperar parte das atividades que estará descrita no cronograma da disciplina. O não cumprimento dessa segunda possibilidade de recuperação das frequências e atividades, o aluno não terá mais como recuperá-las em outro momento do período letivo.
V. Programa
1 Introdução à Neurociências do Comportamento
Importância da Neurociências para o entendimento do comportamento humano
2 Neurofisiologia:
Chips neurais: processamento de informação e transmissão de mensagens através de sinapses
Bases biológicas da neuroplasticidade
3 Cérebro e Comportamento:
Motivação para sobreviver: Hipotálamo, homeostasia e o controle dos comportamentos motivados
A consciência regulada: Os níveis de consciência e os seus mecanismos de controle. O ciclo vigília-sono e outros ritmos biológicos |