Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CENTRO ESTUDOS AVANÇADOS MULTIDISCIPLIN (11.01.25)
Curso: ESTUDOS AMAZÔNICOS/CEAM
Código: CEM0007
Nome: ARTE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Expressões culturais amazônicas enquanto parte de um conjunto de fenômenos que compreendem as manifestações artísticas, tradicionais, os folguedos, os ritos espetaculares e ações da vida cotidiana. Articulação entre arte (visuais, teatro, música, performance e audiovisual) e as tradições culturais enquanto experiências estéticas criativas.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: ADORNO, Theodor W., Introdução à Sociologia da Música: Doze preleções teóricas; tradução Fernando R. de Moraes Barros. São Paulo: Editora Unesp, 2011. BÉHAGUE, Gerard. Recursos para o estudo da música popular latino-americana. In: Revista Brasileira de Música. 1992. Rio de Janeiro, Vol. 20. p.1-24. BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1995. BLACKING, John. How Musical is Man? Seattle and London: University of Washington Press, 1995. BOAS, Franz. Arte Primitiva. RJ: Mauad Editora Ltda, 2015. CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Arte de Fazer. RJ: Ed. Vozes, 1990. CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: Morar, Cozinhar. RJ: Ed. Vozes, 1994. CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, 2006. CLIFFORD, James; MARCUS, George. A Escrita da Cultura: Poética e Política da Etnografia. RJ: Ed. UERJ, 2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADAMER, H. A atualidade do belo. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro Ltda,1977. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. LOUREIRO (Org.), João de J. P. Arte e Cultura na Amazônia: Os novos caminhos. Boa Vista: Editora da UFRR, 2012. MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa: Edições 70, 2013. MORIN, Edgar. O Método: O Conhecimento do Conhecimento. RS: Ed. Sulina, 1999. RIBEIRO, Berta G. Arte Indígena, Linguagem Visual. SP: Ed. Universidade de São Paulo, 1989. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação do Povo Brasileiro. SP: Companhia das Letras, 1998. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2002. STRAUSS, Claude L. Mito e Siginificado. Lisboa: Edições 70, 1978.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app31.sigaa31 v4.9.10.124