Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Curso: GARANTIA DOS DIREITOS E POLÍTICA DE CUIDADOS À CRIANÇA E ADOLESCENTE/PPGE - EAD
Código: PPG0025
Nome: PESQUISA E INTERVENÇÃO
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: A pesquisa científica e seus elementos básicos. e intervenção. A questão metodológica: como fazer a pesquisa. As dimensões teórica e empírica. Tipos de Projetos: diagnóstico, pesquisa. O projeto de intervenção. Organização de um artigo acadêmico.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 4a ed. Revisada e ampliada. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001 BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. CAMPENHOUDT, L. V. e QUIVY, R. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1995. CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007 KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo; EDUSP, 1980. Caps. 1, 3, 4, 8, 9 e 10. KIPNIS, B. Elementos de pesquisa e a prática do professor. São Paulo: Moderna, 2005. LUDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo; EPU, 1986. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo. v. 31, n.3, p. 443-466, set./ dez. 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: Editora UFPR, 2000.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30.sigaa30 v4.9.10.124