Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29)
Curso: EDUCAÇÃO DO CAMPO/FUP
Código: FUP0003
Nome: TEATRO, EDUCAÇÃO POPULAR E ORGANIZAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE METODOLOGIAS TEATRAIS ARTICU
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Relação entre Educação Popular e Organização Social. Recuperação da história das experiências brasileiras em métodos de educação popular e organização social que articularam formação estética, formação teórica e experimentação estética, conforme os pressupostos da educação politécnica. Origens da Pedagogia do Oprimido e do Teatro do Oprimido, vinculadas ao contexto de atuação do Movimento de Cultura Popular (MCP), do Movimento de Educação de Base (MEB) e dos Centros Populares de Cultura (CPCs). Conhecimento prático de métodos que articulam teoria e prática a partir da socialização dos meios de produção de linguagens artísticas na perspectiva dos múltiplos letramentos.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. CARVALHO, Sérgio de. Introdução ao teatro dialético: experimentos da Cia do Latão. São Paulo: Expressão Popular, 2009. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Mandacaru, 2011. 183 p. _____. A pedagogía do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003. _____.Metodologia do ensino de teatro. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app21_Prod.sigaa15 v4.9.10.115