Universidade de Brasília Brasília, 29 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29)
Curso: EDUCAÇÃO DO CAMPO/FUP
Código: FUP0021
Nome: DOCÊNCIA POR ÁREA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINARIDADE II - LIN - CIEN - MAT
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: LINGUAGENS: Teatro do Oprimido. Análise da linguagem em audiovisual. Educação Popular e Trabalho de Base. Oficina básica de produção em audiovisual. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: Potencialidades e possibilidades das escolas do campo e seus projetos pedagógicos na perspectiva da organização por área do conhecimento. Currículo e Interdisciplinaridade. Inventário, investigação temática e currículo. A dimensão educacional da Etnomatemática e a problematização de falas significativas em perspectiva freiriana.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: LINGUAGENS: BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013. CALDART, Roseli Salete. Sem-Terra com Poesia. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1987. COSTA, Iná Camargo; ESTEVAM, Douglas; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. AGITPROP: Cultura Política. 1a Edição. São Paulo: Expressão Popular, 2015. ______. O Agitprop e o Brasil. In: ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. (Orgs). AGITPROP: Cultura Política. 1a Edição. São Paulo: Expressão Popular, 2015. Disponível em . Acesso em 31 de julho de 2020. GOMES, Thalles et al. Audiovisual e transformação social – a experiência da Brigada de Audiovisual da Via Campesina. In: BASTOS, Manoel Dourado; GONÇALVES, Felipe Canova (Orgs.). Comunicação e disputa da hegemonia: a indústria cultural e a reconfiguração do bloco histórico. São Paulo: Outras Expressões, 2015. GONÇALVES, Felipe Canova. Linguagem audiovisual e Educação do Campo: práxis e consciência política em percursos audiovisuais. 2019. 290 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. SIlVA, Adriana Gomes. Cultura como matriz formativa na Licenciatura em Educação do Campo da UnB: Potencialidades do trabalho com o Teatro Político e o Vídeo Popular. 2019. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação nos Movimentos Populares: A Participação na construção da Cidadania. 3a Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. ROCHA, Eliene Novaes et al. (Orgs.). Teatro político, formação e organização social: avanços, limites e desafios da experiência dos anos de 1960 ao tempo presente. São Paulo: Outras Expressões, 2015. STEDILLE, Miguel Henrique; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. Agitação e propaganda no MST. In: ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. (Orgs). AGITPROP: Cultura Política. São Paulo: Expressão Popular, 2015. VIILAS BÔAS, Rafael Litvin; GONÇALVES, Felipe Canôva; SILVA, Adriana Gomes. Linguagens Artísticas e Escola da Terra: da Formação Continuada de Professores às possibilidades de Intervenção em Escolas Do Campo. 2019. (Mimeo) CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014. MOLINA, M. C. Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar (Volume II). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. BORGES, Larissa Gehrinh. Saberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudos. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008. KNIJNIK, G. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artmed, 1996.

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