Universidade de Brasília Brasília, 29 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29)
Curso: EDUCAÇÃO DO CAMPO/FUP
Código: FUP0023
Nome: O SISTEMA DE COMPLEXOS NA ESCOLA DO CAMPO II
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Sistema de Complexo e a transformação da forma escolar. Auto direção e trabalho socialmente útil. Organização do Trabalho Pedagógico e os processos de gestão participativa. Gestão democrática. Processos participativos na gestão escolar e comunitária. O Projeto Político-Pedagógico e a organização do trabalho pedagógico a partir do Sistema de Complexos. Experiências com complexos de estudos nas vivências formativas da Educação do Campo. Método e organização para levantamentos e formulações do Inventário; Relação conteúdos da vida e conteúdos escolares; Intencionalidade pedagógica (Concepção de Educação / Matrizes Formativas); Trabalho Socialmente necessário.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: ALVES, E. M.; NASCIMENTO, E. E. Reflexões no Estágio Supervisionado: A prática docente por área do conhecimento na Escola Itinerante. In: GEHRKE, Marcos; SAPELLI, M. L. S; VOLUPCA, T.C; MORAES,V.M. (Org.) Estágio: práticas pedagógicas em escolas do campo. Guarapuava: Unicentro, 2016. p. 61-83. BORGES, Larissa Gehrinh. Saberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudos. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. RIBEIRO, Marlene. Escola Itinerante: onde escola, luta e vida se entrecruzam. In: VENDRAMINI, Célia Regina e MACHADO, Ilma Ferreira (Org.) Escola e movimento social: Experiências em Curso no Campo Brasileiro, 1a ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011. HAMMEL, A.C.; FARIAS, M.I. e SAPELLI,M.L.S. Complexos de Estudo - do inventário ao Plano de Estudos. In: SAPELLI, M. L. S.; FREITAS, L.C. e CALDART, R.S. (Orgs.). Caminhos para transformação da escola: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão Popular, 2015.p.67-96. MARIANO, A. S.; SAPELLI, M. L. S. . O Experimento Curricular dos Complexos de Estudo nas Escolas Itinerantes do MST Paraná. In: XII Jornada do HISTEDBR X Seminário de Dezembro, 2014, Caxias MA. XII Jornada do HISTEDBR X Seminário de Dezembro. Campinas: HISTEDBR, 2014. v. XII. p. 1671-1687 PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. 4a ed. São Paulo: Expressão Popular, 2005. SAPELLI, M; FREITAS, L; CALDART, R. Caminhos para a transformação da escola: Organização do trabalho pedagógico das escolas do campo. V. 3. São Paulo: Expressão Popular, 2015. SAPELLI, Marlene Lúcia Siebert. Escola do Campo - Espaço de disputa e de contradição: análise da Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes do Paraná e do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. Doutorado. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. SAPELLI, M; LEITE, V. J; BAHNIUK, C. Ensaios da escola do trabalho na luta pela terra: 15 anos da Escola Itinerante no Paraná. São Paulo: Expressão Popular, 2019. ______. FREITAS, Luiz Carlos de; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Caminhos para a transformação da escola: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: ensaios sobre os Complexos de Estudo. 1a ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015. RIBEIRO, D. S. (Org.) Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, 2017 SILVA, P.R. S. A organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e os complexos de estudo

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