Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29)
Curso: EDUCAÇÃO DO CAMPO - TURMA II/FUP
Código: FUP0032
Nome: ESCOLA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Fundamentos políticos e pedagógicos da Educação do Campo. Escola Rural x Escola do Campo. Fundamentos político-pedagógicos, socioeconômicos e culturais da transformação da forma escolar atual, a partir da transformação nos modos de produção do conhecimento e nas relações sociais da escola, a partir dos seguintes elementos: reelaboração dos planos de ensino e ligação com atualidade; interdisciplinaridade e trabalho coletivo; auto-organização e organicidade; relação com a comunidade; Teoria e Prática.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: CALDART, Roseli S. Desafios à transformação da forma escolar. In CALDART, R. S.; FETZNER, Andréa; FREITAS; Luiz Carlos de RODRIGUES, Romier (Org.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010. v. 1. 248 p. CALDART, Roseli S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: Molina ,Mônica ; Mourão, Laís (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo - Registros e reflexões a partir das experiênciaspiloto BH, Autêntica, 2011 (95-122). CALDART, Roseli. Educação do Campo. In CALDART, R. et al (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. (pp. 259-267) FREITAS, LUIZ C. – Critica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. SP: Papirus, (1995), 8ª ed. 2006. (82-114) FARIAS et all. Transformação da forma escolar e a formação de lutadores e construtores de uma nova sociedade. In Sapelli, Marlene; Freitas, Luis Carlos e Caldart, Roseli S. Caminhos para transformação da Escola III . Expressão Popular 2015. GEHRKE, Marcos. SAPELLI, Marlene L.S. VOLUPCA, Thalitta Corrêa. (Org.). Estágio: Práticas pedagógicas em escola do campo. Guarapuava – PR: Unicentro, 2016. (pág. 17 a 83) GUY, Vicente. BERNARD, Lahire. THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da formação escolar. Educação em Revistas. Belo Horizonte: nº 33, jun/2001. MOLINA, M. C.; SÁ, Laís Mourão. Escola do Campo. In: CALDART, R. et al (orgs.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. (pp. 326-333) MOLINA; M.C; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Da concepção à materialização nas práticas da Escola João Sem Terra, em Madalena-CE. Brasília-DF, 2014. MIRANDA. Renata Rodrigues; ANJOS, Maura Pereira. A materialização da Educação do Campo na Escola Nova Canaã. In. Saberes e práticas de educadores e educadoras do campo. Nilsa Brito Ribeiro, Maura Pereira dos Anjos (organizadoras). – Marabá. PA: Editorial iGuana, 2016, SILVA, Alcir Horácio da; Araújo, Maria Nalva Rodrigues de; Alves, Melina Silva; Almeida, Roseane Soares. Organização do Trabalho Pedagógico. In. Cadernos Didáticos sobre Educação do Campo. Taffarel, Celi Nelza Zülke; Santos Júnior, Cláudio de Lira; Escobar, Micheli Ortega (Organizadores ). MEC/Brasília,DF 2010 XAVIER, Pedro Henrique G. Matrizes formativas e organização pedagógica: Contradições na transição da escola rural para escola do campo. Dissertação de Mestrado. UnB, 2016

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