Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FACULDADE DE PLANALTINA (11.01.29)
Curso: EDUCAÇÃO DO CAMPO - TURMA II/FUP
Código: FUP0034
Nome: O SISTEMA DE COMPLEXOS NA ESCOLA DO CAMPO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Planos de Estudo a partir dos Inventários da Realidade. Elementos centrais no trabalho com os complexos de estudos: atualidade, trabalho como princípio educativo e sua relação com as matrizes formativas; conteúdos ligados à vida, objetivos formativos e de ensino; processos de auto-organização dos estudantes, trabalho coletivo dos educadores e Gestão democrática/participativa.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: Bibliografia: CALDART, Roseli S. Apresentação. In: PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000. ______ (Org.) Caminho para transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010. CAMINI, Isabela; COELHO, Paula Sassaki. A Escola Comuna e Algumas Contribuições de Pistrak da Experiência Soviética Pós-Revolucionária. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo São Paulo, 2013 (Aperfeiçoamento em Orientacao a Queixa Escolar) DALMAGRO, S. L. .Forma escolar e complexos de estudos: considerações a partir das Escolas Itinerantes do MST. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v. 8, n. 2, p. 100-109, dez. 2016. DALMAGRO, Sandra Luciana . A experiência com os complexos de estudos da Pedagogia Socialista Russa nas Escolas do MST. 2015. (Relatório de pesquisa). FERREIRA, M. J. L.; MOLINA, M. C. Desafios à formação de Educadores do Campo: tecendo algumas relações entre os pensamentos de Pistrak e Paulo Freire. In: MOLINA, M. C. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014 FREITAS, Luiz Carlos de. A Escola Única do Trabalho: explorando os caminhos de sua construção. Cadernos do ITERRA, n. 15. Veranópolis: ITERRA, 2010. ______. A luta por uma Pedagogia do Meio: Revisitando o conceito. In: A escola Comuna. Trad. De Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 1a ed., São Paulo: Expressão Popular, 2009. ______. Prefácio. In: SHULGIN, Viktor Nikholaevich. Rumo ao Politecnismo (artigos e conferências). São Paulo: Expressão Popular, 2013. KRUPSKAYA, Nadja K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. São Paulo: Expressão Popular, 2017. PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981. ______. A escola Comuna. Trad. De Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 1a ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. S SANTOS, F. S. ; PALUDO, C. . A atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 33, p. 1163-1183, 2015.

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