Universidade de Brasília Brasília, 06 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CENTRO ESTUDOS AVANÇADOS MULTIDISCIPLIN (11.01.25)
Curso: EDUCAÇÃO BÁSICA E DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA INTERNACIONAL/CEAM - EAD
Código: CEM0030
Nome: MÓDULO 1 - Trabalho, Sociedade e Educação Básica na Experiência Internacional
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Estudo de fundamentos teóricos a respeito das relações e nexos históricos entre TRABALHO-SOCIEDADE-EDUCAÇÃO ao longo da história da humanidade e, estudo de experiencias internacionais a respeito da Educação Básica no modo de produção capitalista em sua fase imperialista e nas experiencias da Revolução de 1917 na Rússia e na Revolução de 1959 em Cuba.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: ANDERY, Maria Amalia et. al. Para compreender a ciência: Uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. CALDART, Roseli Salete; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. (Org.) Pedagogia Socialista: Legado da Revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão popular, 2017. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008. FREITAS. Luiz Carlos de. A Reforma empresarial da Educação: Nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão popular, 2018. KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017. LAMOSA, Rodrigo (org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020. 140p. 14x21c MANACORDA; Mario Alighiero. História da Educação. Da antiguidade aos nossos dias. Campinas/SP: Editora Autores Associados, Cortez Editora. 1989. MARTINS, E. M. Empresariamento da educação básica na América Latina: Redes empresariais pela educação. Tese (Doutorado)—Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. História Natureza Trabalho Educação. São Paulo: Expressão Popular, 2020. MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. RODRIGUEZ; Justo Alberto Chaves. A Educação em Cuba entre 1959 a 2010. In: Estudos Avançados, 25 (72), 2011. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil: Autores Associados, 2007. SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton. Conhecimento escolar e luta de classes. A Pedagogia Histórico crítica contra a barbárie. Campinas/SP: Autores Associados, 2021. SOUZA, Camila Azevedo. Educação Básica em disputa: O Jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. Campinas/SP: Mercado das letras. 2021. STREK, Danilo r. (Org.) Fontes da pedagogia Latino-Americana. Uma ontologia. Belo Horizonte, Autentica, 2010.

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