Universidade de Brasília Brasília, 06 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CENTRO ESTUDOS AVANÇADOS MULTIDISCIPLIN (11.01.25)
Curso: EDUCAÇÃO BÁSICA E DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA INTERNACIONAL/CEAM - EAD
Código: CEM0033
Nome: Módulo 4 - Organização Sindical na Educação Básica: Diferentes Perspectivas
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 0 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Estudo acerca da luta de classes na perspectiva marxista e a conquista dos direitos trabalhistas ao longo da história. A revolução industrial, ludismo e as trade unions. A criação e a evolução do sindicalismo no mundo e no Brasil. O papel do sindicato na formação política do sindicalista professor do ensino básico e sua atuação na escola pública. Ensino básico e o compromisso junto às questões políticas que envolvem a formação.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: DINIZ, Eder Carlos Cardoso. Sindicalismo, docência e formação política do professor da educação básica pública. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2014. DORE, ROSEMARY. GRAMSCI E O DEBATE SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL , in: Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 329-352, set./dez. 2006. EAGLETON, Terry. Marx estava certo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1ª ed., 2012 FREITAS, Urânia Flores da Cruz. Desenvolvimento à moda brasileira: dinheiro e desigualdades na educação, São Paulo, Editora Dialética, 1ª edição, 2021. FREITAS, Urânia Flores da Cruz. SOCIEDADE CIVIL E BASES DA EDUCAÇÃO: novo tempo para manifestos ou manifestos para novo tempo?, in: Revista de Políticas Públicas, São Luiz - MA, v. 23, n. 2, 2019, p.695-715, 2019. GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno, São Paulo, Civilização Brasileira, 1978. GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura, São Paulo, Civilização Brasileira, 1985. LESSA, Sergio. Mundo dos Homens: Trabalho e Ser Social, São Paulo, Instituto Lukács, 2012. MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista, 1848, Porto Alegre, L&PM, 2009. MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital, São Paulo: Expressão Popular, 2008. MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. RADICE, Lucio Lombardo. Educação e Revolução, São Paulo, Paz e Terra, 1968 TRAGTENBERG, Maurício. Militância e Pedagogia Libertária, Rio Grande do Sul, Ed. Unijuí, 2008. TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo, São Paulo, Cortez, 1982.

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