Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL - PPGSA (11.01.01.05.05)
Código: PPGSA1873
Nome: O AGRONEGÓCIO E O CONSUMIDOR
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( CPPAGR0023 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O agronegócio e o consumidor: tendências. Metodologia de pesquisa sobre o consumidor: Análise sensorial de alimentos Desenho experimental Survey Focus Groups Estudos prospectivos Segmentação de mercados. Determinantes do comportamento do consumidor: instituições, cultura valores sociais variáveis sócio-econômicas e demográficas variáveis psicológicas. A ciência e o interesse do consumidor.
Referências: AMERICAN STATISTICAL ASSOCIATION. Designing a Questionnaire. ASA Series What Is a Survey? Alexandria : VA, ASA, 1999. AMERICAN STATISTICAL ASSOCIATION. How to Collect Survey Data. ASA Series What Is a Survey? Alexandria : VA, ASA, 1997. AMERICAN STATISTICAL ASSOCIATION. How to Plan a Survey. ASA Series What Is a Survey? Alexandria : VA, ASA, 1997. AMERICAN STATISTICAL ASSOCIATION. What Are Focus Groups? ASA Series What Is a Survey? Alexandria : VA, ASA, 1997. ASSAEL, H. Comportamento del consumidor. 6a Edición. México, 1999. CARRÃO-PANIZZI, M. C. BELÉIA, A. PRUDÊNCIO-FERREIRA, S. H. OLIVEIRA, M. C. N., e KITAMURA, K. Effects of Isoflavones on Beany flavor and Astringency of soymilk and cooked whole soybean grains. Pesquisa agropecuária brasileira, 34 : 1045-1052, 1999.CARRIGAN, M. & ATTALLA, A. The Myth of the Ethical Consumer - Do Ethics Matter in Purchase Behaviour? Journal of Consumer Marketing, 18, 7, 560-577, 2001.CASTRO, A.M.G. DE, LIMA, S. M. V., GOEDERT, W.J, FREITAS FILHO, A VASCONCELOS, J. R. P. Prospecção tecnológica de cadeias produtivas e sistemas naturais. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Brasília: Embrapa-DPD, 1998. 568 p. CASTRO, A.M.G. DE LIMA, S. M. V. HOEFLICH, V. A Cadeias Produtivas. UFSC/ Senar/Embrapa, Florianópolis, 1999.COSTA, A.I.A., DEKKER, M., BEUMER, R. R., ROMBOUTS, F. M., e JONGEN, W. M. F. A consumer-oriented classification system for home meal replacements. Food Quality and Preference. 12 : 229-242, 2001.DELGADO, C., ROSEGRANT, M., STEINFELD, H., EHUI, S., e COURBOIS. Livestock to 2020: the next food revolution. Outlook on AGRICULTURE. 30 : 27-29, 2001.DELLA MODESTA, R. C. Manual de análise sensorial de alimentos e bebidas. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CTAA, 1994.DIB, J. Efficient Consumer Response (ECR): uma estratégia para o varejo de bens de consumo. Revista de Administração, 32, 2, 14-22, 1997.ENGEL, J. F., BLACKWELL, R. D. e MINIARD, P. W. Consumer Behavior. Eighth Edition. Flórida. GARBER, L. L. J . HYATT,E. M, e STARR, R. G. Measuring consumer response to food products. Food Quality and Preference. 13, 2002.GOLDSMITH, R.E., FREIDEN, J. & HENDERSON, K.V. The Impact of Social Values on Food-Related Attitudes. Journal of Product & Brand Management, 4,4,6-14, 1995.GREEN, K, e VERGRAGT, P. Towards sustainnable households: a methodology for developing sustainable technological and social innovations. Futures, 34: 381-400, 2002. HAYES, D. J., FOX, J.A., e SHOGREN, J. F. Experts and activists: how information affects the demand for food irradiation. Food Policy. 2002.HIGGINSON C. S., RAYNER. M. F., DRAPER, S., e KIRK, T. R. The nutrition label - which information is looked at? Nutrition & Food Science. 32 : 92-99, 2002. HORTON, L. R. Risk analysis and the law : international law, the World trade Organization, Codex Alimentarius and national legislation. Food Additives and Contaminants. 18 : 1057-1067, 2001.INSTITUTE FOR FOOD AND AGRICULTURAL STANDARDS. Markets, Rights and Equity: Food and Agricultural Standards in a Shrinking World. Recommendations from an International Workshop. East Lansing, MI: Michigan State University, 2000.ISMAIL, B., HAFFAR, I., BAALBAKI, R. e HENRY, J. Development of a total quality scoring system based on consumer preference weightins and sensory profiles: application to fruit dates (Tamr). Food Quality and Preference. 12 : 499-506, 2001. JACOBY, J JOHAR, G. V, e MORRIN, M. Consumer Behavior: A quadrenniium. Annual Review of Psychology ,49: 319-344, 1998.KILCAST, D. e FILLION, L. Understanding consumer requirements for fruit and vegetable texture. Nutrition & Food Science. 31 : 221-225, 2001.KOTLER, P. A. Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 4ª Ed., Ed. Atlas. São Paulo, 1995. LIMA, S. M. V. Mercado e Segmentação. Manuscrito não-publicado, 1999. LIMA, S. M. V CASTRO, A. M. G. DE MENGO, O. ALFARO, O. MAESTREY, A. TRUJILLO, V.. & MEDINA, M. La dimensión de entorno e
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CPPAGR0023 - O AGRONEGÓCIO E O CONSUMIDOR
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( CPPAGR0023 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
61018/1 2017.1 SAÚDE ANIMAL/PPGSA - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
60984/1 2018.1 SAÚDE ANIMAL/PPGSA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6963/1 2018.1 AGRONEGÓCIOS/CPPAgr - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
61000/1 2017.1 SAÚDE ANIMAL/PPGSA - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
60976/1 2018.1 SAÚDE ANIMAL/PPGSA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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