Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PPG-MADER (11.01.29.12)
Código: PPGMADER1876
Nome: AGROECOLOGIA: PROCESSOS E BASES CIENTÍFICAS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudo dos problemas da agricultura convencional sob as óticas ecológica, econômica e socialagroecologia: conceitos e princípios visão das diferentes escolas enfoque sistêmico construção dediagramas desenho de agroecossistemas sustentáveis e a aplicação de conceitos e princípios valoraçãoambiental/externalidades interface agricultura/áreas de proteção inserção da proposta agroecológica naagricultura familiar – diagnósticos participativos transição para agroecologia – etapas diagnóstico deagroecossistemas avaliação da transição através de indicadores de sustentabilidade
Referências: ABREU, H. Práticas alternativas de controle de pragas na agricultura. Coletânea de receitas. Emopi,Campinas, 1998 19ALTIERI, M.A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Quarta Edição – PortoAlegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2004.ALTIERI, M.A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária.592p. 2002.ALTIERI, M.A. Por qué estudiar la agricultura tradicional? In: GONÇÁLEZ ALCANTUD, J. A.GONÇALEZ DE MOLINA, M. (Ed.) La tierra: mitos, ritos y realidades. Barcelona: Anthopos, 1992.p.332-350.CAPORAL, F. R. Agroecologia: Alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA,2004.CAPORAL, F.R. COSTABEBER, J.A. GERVÁSIO, P. Agroecologia : uma ciência do campo dacomplexidade. Brasília: MDA/SAF/DATER 2009. 111 p.CARMO, M.S. (Re) Estruturação do sistema agroalimentar no Brasil: a diversificação da demanda e aflexibilização da oferta. São Paulo: IEA, 1996.CARMO, M.S. A produção familiar como locus ideal da agricultura sustentável, Agricultura em SãoPaulo, SP, 45(1):1-15, 1998.CASADO, G.G., SEVILLA-GUZMÁN, E. e MOLINA, M.G. Introducción a la Agroecología comoDesarrollo Rural Sostenible. Madrid: Ed. Mundi-Prensa, 2000.COLLINS, W. W. & QUALSET. C. O. Biodiversity in Agroecossistems. CRC Press, London, 1998.CHABOUSSOU, F. Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos: a teoria da trofobiose. Porto Alegre, L&PM,1987.FERREIRA, A.D.D. BRANDENBURG, A. Para pensar outra agricultura. Curitiba: 1998. Ed. UFPR,1998, 218p.FORNARI, E. Manual prático de agroecologia. São Paulo, Aquariana, 2002.GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: Processos ecológicos em agricultura sustentável. Segunda Edição.Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.GOTSCH, E. Break-through in agriculture. Rio de Janeiro: 1995. AS-PTA, 1995. HART, R. D.Conceptos básicos sobre agroecossistemas. Catie, Turrialba, 1985. KIEHL, E. J. Fertilizantes Orgânicos.Ceres, São Paulo, 1985. PRIMAVESI, A. M. Manejo Ecológico do Solo. Nobel, São Paulo, 1982.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
264/1 2017.2 MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL/PPG-MADER - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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