Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (PROFISSIONAL) (11.01.01.22.05)
Código: PPGEC1882
Nome: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Ciebtífica parâmetros para análise de textos de Divulgação científica importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentesuso da Divulgação Científica no ensino de ciências
Referências: ALBAGLI, S. Divulgação Científica: informação científica para cidadania? Ciência da Informação. Brasília, v.25, n.3, p. 396-404. 1996.BUENO, W. C. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. In: Ilza Maria Tourinho Girardi Reges Toni Schwaab. (Org.). Jornalismo ambiental: desafios e reflexões. Porto Alegre: Dom Qyixote,2009. p. 105-108.BUENO, W. C. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. notas do autor para Tese de Doutorado, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 1995.CARNEIRO, M. H. S. Por que divulgar o conhecimento científico e tecnológico? Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, edição especial, p. 29-33, mrço de 2009.MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. Rio de Janeiro, 1998. 177 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.NASCIMENTO, T. G Contribuições de análise do discurso e da epistemologia de Feck para compreensão da Divulgação Científica e sua introdução em aulas de Ciências. Ensaio - Pesquisa em educação em Ciências, v. 07, n.2. p. 1-18. 2005.NASCIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. 2008,234 p. tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade de Santa Catarina - UFSC - Brasil.NASCIMENTO, T. G. REZENDE JUNIOR, M. F. A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciandos em ciências naturais. Revista Brasileira de pesquisa em Educação em Ci~encias, v. 10, n. 1, 2010.RIBEIRO, R. A. KAWAMURA, M. R. A Ciência em diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação científica. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 20052 Bauru. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
6882/1 2018.1 ENSINO DE CIÊNCIAS/PPGEC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2194/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
469/-2 2016.2 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
469/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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