Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PPG-MADER (11.01.29.12) |
Código: |
MADER0068 |
Nome: |
TÓPICOS ESPECIAIS EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL - 1 |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Sim |
Quantidade Máxima de Matrículas: |
99 |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Ementa:A presente disciplina optativa, de 2 créditos (30h), tem por objetivo apresentar ao corpodiscente do PPG-MADER abordagens específicas sobre conceitos, teorias e/ou problemáticasatuais em meio ambiente e desenvolvimento rural, voltadas para a linha de pesquisa deAvaliação e Gestão Socioambiental e Agrária (Linha 1 do Programa).O objetivo da Linha de pesquisa 1 é estudar:? Desenvolvimento socioprodutivo dos territórios como estratégia geradora de renda e desegurança alimentar às populações rurais e adaptação às mudanças ambientais,socioeconômicas e globais.? Modelos de gestão de empreendimentos para o uso de produtos e serviços dasociobiodiversidade.? Contribuições da agricultura familiar para a produção agrícola e conservação do meioambiente.? Dinâmicas e formas sociais de trabalho, produção e vida cultural ações e movimentoscoletivos e atores sociais nas dinâmicas territoriais de desenvolvimento rural.? Modelos de desenvolvimento rural e estratégias que permitam ou dificultem suacoexistência. |
Referências: |
BibliografiaA bibliografia desta disciplina será definida pelo(a) professor(a) responsável em ofertá-la emsemestre específico. |
|