Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PPG-MADER (11.01.29.12)
Código: MADER0121
Nome: EDUCAÇÃO DO CAMPO E GESTÃO AMBIENTAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Reflexão teórica e vivencial sobre contextos de educação do campo e gestão ambiental. O lugar das questões ambientais e o processo de formação de educadores nas comunidades rurais. Fundamentos político-pedagógicos, conceituais e socioeconômicos, ambientais e culturais da Educação do Campo. Histórico e contemporaneidade das propostas e realizações educacionais. A dimensão pedagógica das práticas individuais e coletivas no contexto da crise socioambiental no meio rural. A formação do pesquisador-educador para a mudança de paradigmas. Participação social e políticas públicas na educação e na gestão ambiental. Relações institucionais envolvendo Estado, universidade e movimentos sociais do campo.
Referências: 1. ARROYO, Miguel. Formação de Educadores e Educadoras do Campo. Texto base para discussão do Grupo Permanente de Trabalho Educação do Campo/MEC. Brasília: 2005.2. BRANDÃO, Carlos (org.). A questão política da educação popular. São Paulo, Brasiliense, 1985, 5a Ed.3. CALDART, Roseli. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. II Encontro Nacional de Pesquisa sobre Educação do Campo. Brasília, DF: agosto, 2008 (mimeo).4. CALDART, Roseli. Sobre Educação do Campo. III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Luziania, GO: 2007 (mimeo).5. CALDART, Roseli S. Paludo, Conceição Doll, Johannes (orgs.) ? Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília: PRONERA/NEAD, 2006.6. CARNEIRO, Maria José Castro, Elisa G. Juventude Rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.7. CARVALHO, Horacio Martins de - O Campesinato no século XXI. Petrópolois: Vozes, 2005.8. CARVALHO, Isabel C. de M. A educação Ambiental no debate das idéias: elementos para uma EA crítica, in Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. S. Paulo: Cortez, 2004, p. 151-160.9. CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a Universidade. S. Paulo: Ed. UNESP, 2001.10. CIDADE, Lucia Cony Faria. Qualidade ambiental, imagem de cidade e práticas socioespaciais, in Brasília: controvérsias ambientais. Paviani, A. e Gouvêa, L. A. (Orgs.). Brasília: Editora UnB, 2003 (157-180).11. DUARTE, Clarice Seixas. A Constitucionalidade do Direito à Educação dos Povos do Campo, in Educação do Campo: campo políticas públicas educação. Clarice Aparecida dos Santos (org.). Brasília: INCRA/MDA, 2008 (33-38)12. DUARTE, Laura Maria Goulart Desenvolvimento Sustentável: um olhar sobre os cerrados brasileiros. in Dilemas do Cerrado. Laura Duarte e Suzi Theodoro (orgs.), Brasília: Garamond, 2002 (p.11-24)13. FARIA, Magda Eva de. Agricultura Moderna, Cerrados e Meio Ambiente, in Tristes Cerrados. Sociedade e Biodiversidade. Laura Duarte e Maria Lucia Braga (orgs.), Brasília: Paralelo 15, 1998. (p. 147-168)

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