Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de Proteção de Dados Pessoais. Para saber como a UnB trata os dados, acesse a Política de cookies. Se você concorda, clique em Ciente.
Universidade de Brasília Brasília, 17 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.16.03)
Código: MNPEF0005
Nome: MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Aspectos da história e epistemologia da física: A física como construção humana. Indutivismo, falsificacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da física.
Referências: Há vasta literatura. A maioria apresentada abaixo está disponível em língua portuguesa.LivrosABRANTES, P. Imagens de Natureza, Imagens de Ciência. Campinas: Papirus, 1998. Capítulos sobre as origens do eletromagnetismo de Maxwell.BENJAMIN, C. (org.)Dicionário de Biografias Científicas, 3 volumes, Contraponto, Rio de Janeiro (2007).CHALMERS, A. F.O que é a ciência, afinal?São Paulo: Brasiliense, 1993. CHALMERS, A.F.A fabricação da ciência,Editora da UNESP, São Paulo 1994COHEN, I. BernardO Nascimento de uma Nova Física, Gradiva, Lisboa (1988). FREIRE Jr., Olival PESSOA Jr., Osvaldo BROMBERG, Joan Lisa (orgs.).TeoriaQuântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, Eduepb/Livraria da Física, Campina Grande/São Paulo (2011).JAMMER, M.The conceptual development of quantum mechanics. MacGraw-Hill, New York, 1966.JAMMER, M.Conceitos de força, Contraponto, Rio de JaneiroKRAGH, H.Quantum Generations: a history of physics in the twentieth century. Princeton, University Press (1999).KUHN, T. S.A estrutura das revoluções científicas- 9. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2006.KUHN, T.S.O caminho desde a Estrutura, Editora da Unesp, São Paulo (2006). MATTHE
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
591/1 2018.1 ENSINO DE FÍSICA/PROFIS - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app25.sigaa25 v4.15.10.3