Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL2021
Nome: LINGUAGEM INTERAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Linguagem na perspectiva sociocultural. As tradições antropológica e sociológica. Diversidade linguística e relativismo cultural. Comunicação intercultural. Linguagem e interação social: competência interacional interação entre linguagem verbal, linguagem corporal e elementos não verbais: proxêmica, cinésica, paralinguística. Redes sociais. Comunidades de prática
Referências: DURANTI, A. Linguistic Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. SILVA, Tomaz Tadeu da LOURO, Guacira Lopes. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HANKS, W. F. O que é contexto. In: BENTES, A.C. REZENDE, R. C. MACHADO, M.R. (Orgs.) Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. p. 169-203.KENDON, A. Research on Language and Social Interaction: gesture and understanding in social interaction. Lawrence Erlbaum Associates, 1994.KNAPP, M. L. & HALL, J. A. Nonverbal Communication in Human Interaction. Boston: Wadsworth Cengage Learning, 2013.KOCH, I. V. A interação pela linguagem. Campinas: Contexto, 1998.MILROY, L. Language and social networks. Oxford: Blackwell, 1987.PEREIRA, M. das G. D. et. al. (orgs.). Discursos socioculturais em interação: interfaces entre a narrativa, a conversação e a argumentação: navegando nos contextos da escola, saúde, empresa, mídia, política e migração. Rio de Janeiro, Garamond, 2009.PRETI, D. Interac?a?o na fala e na escrita. Sa?o Paulo, FFLCH/USP, 2002.RAMPTON, B. Language in late modernity: interaction in an urban school. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.ROGERS, E. M. & STEINFATT, T. M. Intercultural Communication. Wayeland Press, Inc., 1999.WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998. YOUNG. R. F. Language and interaction: An advanced resource book. London & New York: Routledge, 2008.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4561/1 2018.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
4600/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
4570/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4618/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app21_Prod.sigaa15 v4.9.10.97