Universidade de Brasília Brasília, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL2021
Nome: LINGUAGEM INTERAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Linguagem na perspectiva sociocultural. As tradições antropológica e sociológica. Diversidade linguística e relativismo cultural. Comunicação intercultural. Linguagem e interação social: competência interacional interação entre linguagem verbal, linguagem corporal e elementos não verbais: proxêmica, cinésica, paralinguística. Redes sociais. Comunidades de prática
Referências: ALBUQUERQUE, R.; SEARA, I. R.; SANTOS, L. W.; TOMAZI, M. M. Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interação. (Con)Textos Linguísticos, v. 15, n. 31, p. 66-84, 2021. ALBUQUERQUE, R. Entre o comunicar e o interagir: contribuições epistêmicas da sociolinguística interacional para a Linguística Textual. Revista de Letras, v. 1, n. 41, p. 138-154, 2022. ALBUQUERQUE, R.; MUNIZ, A. Proxêmica linguístico-discursiva: um mecanismo de modalização intersubjetiva. Fórum Linguístico, v. 19, n. 4, p. 8586-8603, 2022. ALBUQUERQUE, R.; BARRETO, A. N. B. O gênero discursivo meme no ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 28, n. 1, p. 189-211, 2023. BLOMMAERT, J. Contexto é/como crítica. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem. São Paulo: Parábola, 2008. p. 93-115. GARCÍA, O. Critical Multilingual Language Awareness and Teacher Education. In: CENOZ, J.; GORTER, D.; MAY, S. (Eds.). Language Awareness and Multingualism. Switzerland: Springer International Publishing Switzerland, 2017. p. 263-272. GOFFMAN, E. The neglected situation. American Anthropologist, v. 66, n. 6 (parte 2), p. 133-136, 1964. HALL, E. T. A System for the Notation of Proxemic Behavior. American Anthropologist, v. 65, n. 5, p. 1003-26, 1963. HALL, S. A identidade em questão. In: HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 7-22. HAUGH, M.; CULPEPER, J. Integrative pragmatics and (im)politeness theory. In: ILIE, C.; NORRICK, N. R. (Eds.). Pragmatics and its Interfaces. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2018. p. 213-239. JEWITT, C. Different approaches to multimodality. In: JEWITT, C. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London & New York: Routledge, 2011 [2009]. p. 28-39. KLEIMAN, A. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58. LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. (Orgs.). Uma Espiadinha na Sala de Aula. Ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: EDUCAT, 2014. p. 21-48. LIMA, C. S. M.; SOUZA, K. F.; SOUZA, S. L. Perspectivas (de)coloniais na educação linguística: uma análise de concepções monolíngues nas práticas escolares para/com pessoas surdas. Linguagem & Ensino, v. 26, n. 1, p. 52-66, 2023. NORRIS, S. Modal density and modal configurations: multimodal actions. In: JEWITT, C. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London & New York: Routledge, 2011 [2009]. p. 78-90. PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua na perspectiva da complexidade. In: PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014a. p. 141-151. PAIVA, V. L. M. O. Teoria Sociocultural. In: PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014b. p. 127-140. PINTO, J. P. É só mimimi? Disputas metapragmáticas em espaços públicos online. Interdisciplinar, v. 31, p. 221-236, 2019. RIBEIRO, A. E. Que futuro redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-19, 2020. SIGNORINI, I. Metapragmáticas da língua em uso: unidades e níveis de análise. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a lingua[gem]. São Paulo: Parábola, 2008. p. 117-148. THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996. THOMPSON, J. B. A interação mediada na era digital. Matrizes, v. 12, n. 13, p. 17-44, 2018. VAN DIJK, T. Discourse and Context: A Sociocognitive Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, v. 30, n. 6, p. 1024-1054, 2007. WENGER, E. Communities of Practice: learning as a Social System. The Systems Thinker, v. 9, n. 5, p. 1-12, 1998.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4561/1 2018.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
4600/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
4570/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4618/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app20.sigaa20 v4.9.10.145