Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (11.01.01.19.07)
Código: PGLA0066
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PGLA0065 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apresentação das principais áreas de investigação em Linguística Aplicada. Discussão dequestões teórico-metodológicas inerentes às pesquisas em andamento. Preparação para otrabalho de citação e redação acadêmica.
Referências: ALMEIDA FILHO, J.C.P. O fazer atual da linguística aplicada no Brasil: foco no ensino de línguas.In: KLEIMAN, A.B. & CAVALCANTI, M.C. (orgs.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.______. Linguística aplicada – Ensino de línguas & comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores eArteLíngua, 2005.ALVES-MAZZOTI, A. & GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. SãoPaulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.BOHN, H.I. As exigências da pós-modernidade sobre a pesquisa em linguística aplicada no Brasil.In: FREIRE, M.M. ABRAHÃO, M.H.V. & BARCELOS, A.M.F. (orgs.). Linguística aplicada &contemporaneidade. São Paulo, SP: ALAB Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.CAVALCANTI, M.C. Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa linguística aplicada:implicações éticas e políticas. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). Por uma linguística aplicadaindisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.CUNHA, M.C. O ensino-aprendizagem de línguas: um campo à procura de uma disciplina. Rev.Moara, n. 19, p. 9-37, jan./jun. 2003.FORTKAMP, M.B.M. & TOMITCH, L.M.B. (Orgs.). Aspectos da linguística aplicada: estudos emhomenagem ao Professor Hilário Bohn. Florianópolis, SC: Insular, 2000.FRANÇA, J.L. & VASCONCELLOS, A.C. Manual para normalização de publicações técnicocientíficas.8.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.LEFFA, V.J. (org.). TELA - Textos em Linguística Aplicada: Publicação eletrônica da RevistaLinguagem & Ensino, Pelotas, RS: Universidade Católica de Pelotas, 2000. 1 CD.______. TELA 2 - Textos em Linguística Aplicada: Publicação eletrônica da Revista Linguagem &Ensino, Pelotas, RS: Universidade Católica de Pelotas, s.d. 1 CD.MOITA LOPES, L.P. (org.). Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dosconstrutos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). Por uma linguísticaaplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.3______. Fotografias da linguística aplicada no campo de línguas estrangeiras no Brasil. Revista deDocumentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. São Paulo, vol. 15, n. especial, p. 419-435, 1999.______. Contextos institucionais em linguística aplicada: novos rumos. Intercâmbio. vol. 5, p.3-14,1996.______. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos deensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.MOURA FILHO, A. C. L. Pelo inglês afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem deinglês como língua estrangeira. Brasília, 2005, 281p. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada).Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.MURANO, ED. A ficção que vale um doutorado. Revista Língua Portuguesa n. 11, 2008.PAIVA, V.L.M.O. & SILVA, M.M. GOMES, I.F. Sessenta anos de linguística aplicada: de ondeviemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C. & ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho comdiferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.POLITO, R. 10 Conselhos para você ter sucesso na defesa de sua tese. Você S/A., Outubro/2003, p.52-53.ROTH, D.M. & MARCUZZO, P. Um recorte no cenário atual da linguística aplicada no Brasil. In:SILVA, K.A. & ALVAREZ, M.L.O. (Orgs.). Perspectivas de investigação em linguística aplicada.Campinas, SP: Pontes, 2008.SCHMITZ, J.R. Temas e pesquisas em lingüística aplicada: novos rumos. Trabalhos em LinguísticaAplicada. n. 10, p. 71-85, 1987.SIGNORINI, I. CBLA 1995: uma amostragem da pesquisa no Brasil. In: SIGNORINI, I. &CAVALCANTE, M.C. (orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercadode Letras, 1998.SILVA, K. & ÁLVAREZ, M.L.O. Perspectivas de investigação em linguística aplicada. Campinas,SP: Pontes Editores, 2008.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PGLA0065 - SEMINÁRIO DE PESQUISA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PGLA0065 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4634/1 2019.2 LINGUÍSTICA APLICADA/PGLA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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