Referências: |
ALDERSON, J. C.; CLAPHAM, C.; WALL, D. Language test construction and evaluation . Cambridge Language Teaching Library. Cambridge: CUP, 1995.
ÁLVAREZ MÉNDEZ, JM. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre:Artmed, 2002.
BACHMAN, L. F. Fundamental considerations in language assessment . Cambridge: Cambridge
University Press, 1990.
BORGES-ALMEIDA, V. Com a palavra, o aluno formando em Letras: percepções sobre proficiência e avaliação da produção oral. In: BERGSLEITHNER, J. M.; WEISSHEIMER, J.;
GEBRIL, Atta. Learning-Oriented Language Assessment: Putting Theory into Practice. Routledge, 2021.
GREEN, Anthony. Exploring Language Assessment and Testing. Language in Action. Routledge, 2013.
MOTA, M. B. Produção oral em LE: múltiplas perspectivas. Campinas: Pontes, 2011. p. 129-152.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico . São Paulo, Cortez, 2013.
McNAMARA, T. Language testing . Oxford: OUP, 2000.
MULIK, K. B.; RETORTA, M. S. (Orgs.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões . Campinas: Pontes Editores, 2014.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P. Proficiência linguística e avaliação da produção oral em língua inglesa na educação básica. In: EL KADRI, M.S.; PASSONI, T.P.; GAMERO, R. (Orgs.) Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica . Campinas/SP: Pontes Editores, 2014b. p. 245-272.
ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas . 5 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada , vol. 36, p. 11-22, 2000.
SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. Lingvarvm Arena . Vol. 2, p. 103-120, 2011. Disponível em: <
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9836.pdf >. Acesso em 14 ago. 2017.
TSAGARI, Dina. Classroom-based assessment in L2 contexts. Cambridge Scholar Publishing,2016.
TSAGARI, Dina; BANERJEE, Jayanti. Handbook of Second Language Assessment (Volume 12 de Handbooks of Applied Linguistics [HAL]). Walter de Gruyter GmbH & Co KG, 2016.
WHITE, Eddy; DELANEY, Thomas. (Eds.). Handbook of Research on Assessment Literacy and Teacher-Made Testing in the Language Classroom. IGI Global, 2018. |