Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (11.01.01.19.07)
Código: PGLA0121
Nome: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Reflexão crítica sobre as relações entre o ensino/aprendizagem e a avaliação derendimento e proficiência em segunda língua e língua estrangeira.
Referências: ALDERSON, J. C.; CLAPHAM, C.; WALL, D. Language test construction and evaluation . Cambridge Language Teaching Library. Cambridge: CUP, 1995. ÁLVAREZ MÉNDEZ, JM. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre:Artmed, 2002. BACHMAN, L. F. Fundamental considerations in language assessment . Cambridge: Cambridge University Press, 1990. BORGES-ALMEIDA, V. Com a palavra, o aluno formando em Letras: percepções sobre proficiência e avaliação da produção oral. In: BERGSLEITHNER, J. M.; WEISSHEIMER, J.; GEBRIL, Atta. Learning-Oriented Language Assessment: Putting Theory into Practice. Routledge, 2021. GREEN, Anthony. Exploring Language Assessment and Testing. Language in Action. Routledge, 2013. MOTA, M. B. Produção oral em LE: múltiplas perspectivas. Campinas: Pontes, 2011. p. 129-152. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico . São Paulo, Cortez, 2013. McNAMARA, T. Language testing . Oxford: OUP, 2000. MULIK, K. B.; RETORTA, M. S. (Orgs.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões . Campinas: Pontes Editores, 2014. QUEVEDO-CAMARGO, G. P. Proficiência linguística e avaliação da produção oral em língua inglesa na educação básica. In: EL KADRI, M.S.; PASSONI, T.P.; GAMERO, R. (Orgs.) Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica . Campinas/SP: Pontes Editores, 2014b. p. 245-272. ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas . 5 ed. São Paulo: Cortez, 2003. SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada , vol. 36, p. 11-22, 2000. SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. Lingvarvm Arena . Vol. 2, p. 103-120, 2011. Disponível em: < http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9836.pdf >. Acesso em 14 ago. 2017. TSAGARI, Dina. Classroom-based assessment in L2 contexts. Cambridge Scholar Publishing,2016. TSAGARI, Dina; BANERJEE, Jayanti. Handbook of Second Language Assessment (Volume 12 de Handbooks of Applied Linguistics [HAL]). Walter de Gruyter GmbH & Co KG, 2016. WHITE, Eddy; DELANEY, Thomas. (Eds.). Handbook of Research on Assessment Literacy and Teacher-Made Testing in the Language Classroom. IGI Global, 2018.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4634/1 2019.2 LINGUÍSTICA APLICADA/PGLA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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