Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (11.01.01.19.07)
Código: PGLA0122
Nome: CONCEITOS DE GRAMÁTICA E ENSINO DE LÍNGUAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A conceitualização da língua X linguagem, noção de usos de linguagem descritos em gramáticas contemporâneas e sua relevância no ensino de Línguas.
Referências: BESS,H., y PORQUIER, R.Grammarires et didactique des langue, Paris, Hatiei Crédif. 1984.CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax, Cambridge, Mass, MIT Press, 1965.COOK, V. Universal Grammar an the learning and teaching of second languages, em ODLIN (ed)1994.CUENCA, M.J. Teories gramaticals e ensenyament de llengiies, Valencia, Tándem, 1992.DIAZ,L.,y HERNÁNDEZ,M.J. Gramática y comunicación en La clase de español como lengua extranjera, em L.MIQUEL, Y N.SANS (Eds),1993.DIVEN, R,. Pedagogical Grammar, Language Teaching, 1-18.1990.ESCANDELL VIDAL, M.V. Introducción a la Pragmática, Barcelona/Madrid, Anthorpos/U.N.E.D 1993.FLOWEDEW, J. Speech acts and language teaching, Language Teaching. 21:69-82.1988.FOTOS, S. Consciousness and Noticing through Focus on Form: Grammar Task Performance versus Formal Instrucion, Applied Linguistics, 14:385-407.1993GIACOBRE, J. Acquisition d´une languge étrangére Cognition et interaction et interaction (Ètudes sur le développedment du langage chez l´adulte), Paris, Centre National de la Recherche Scientifique, 1992.DAY, M.A.K. Towards a Language-Based Theory of Learning and Education, 5:93-116.1993.HYMES, D., On communicative competence, Filadelfia, University of Pennsylvania Press, 1971.LEVINSON, S., Pragmatics Cambridge, Cambridge University Press. 1983.ODLIEN, T., (ed.) Perspectives on Pedagogical Grammar,Cambridge, Cambridge University Press, 1994.ORTEGA OLIVERES, J, Gramática, Pragmática y enseñanza de la lengua, Actas del Congresso Nional de ASELE, Granada, 1990.RUTHERFORD, W. y SHARWOOD-SMITH M (comps.) Grammar and Second Language Teaching, A Bood od Readings, Mass, Newbury House, 1988.SCHIMIDT, R.W. The Role of Consciousness in Second Language Learinin, Applied Linguistic, 11/2:130-158.1990.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4634/1 2019.2 LINGUÍSTICA APLICADA/PGLA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18 v4.9.10.97