Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA - POSLIT (11.01.01.19.05)
Código: POSLIT0264
Nome: GÊNEROS LITERÁRIOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conceito, funcionalidade, classificação e evolução dos gêneros literários. Teoria e análise de um gênero especifico.
Referências: "BRONTË, Emily. O morro dos ventos uivantes. São Paulo: Abril, 1971.CARTER, Angela. O quarto do Barba-Azul. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.CAPOTE, Truman. Music for Chameleons. New York: Randon, 1980.CASTLE, Terry. The female thermometer. Eighteenth century culture and the invention of the uncanny. Oxford: Oxford University Press, 1995.ELLIS, Kate Ferguson. The contested castle. Gothic novel and the subversion of the domestic ideology. Urbana, University of Illinois Press, 1989.DeLAMOTTE, Eugenia C. Perils of the night. A feminist study of nineteenth century gothic. Oxford: Oxford University Press, 1990.HAMMETT, Dashiel. Safra Vermelha. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.HELLER, Tamar. Dead secrets: Wilkie Collins and the female gothic. New Haven: Yale University Press, 1992.HINCKLE, Jo Ann. Gothic castles, gothic mirrors: the quest for feminine identity in the gothic novel. Tese (MA). South Illinois University at Edwardsville, 1992. MALIN, Irving. New American Gothic. Carbondale: South Illinois University Press, 1962.McCOMBS, Judith. Atwood's fictive portraits of the artist: from victim to surfacer, from oracle to birth. Women's studies n. 1, 1986.MONTEIRO, Maria Conceição. Na aurora da modernidade: a ascensão dos romances gótico e cortês na literatura inglesa. Rio de Janeiro: Caetés, 2004.PLATH, Sylvia. A redoma de vidro. São Paulo: Globo, 1991.*PORTER, Katherine Ann. Pale Horse, Pale Rider. New York: Signet, 1967.RADWAY, Janice. The utopian impulse in popular literature: gothic romances and ""feminist"" protest. American Quarterly n. 33, 1981.ROBERTS, Bete B. The gothic romance. Its appeal to women writers and readers in late eighteenth century England. New York: Arno Press, 1980.REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Florianópolis, Mulheres, 2000.RHYS, Jean. Wide Sargasso Sea. London: W. W. Norton, 1966. RUSS, Joanna. To write like a woman. Essays in feminism and science fiction. Bloomington, Indiana University Press, 1995.VARMA, Devendra. The gothic flame. New York, Russel and Russel, 1966.SHELLEY, Mary. Frankenstein. Porto Alegre: LP&M, 1985.SHOWALTER, Elaine. Anarquia sexual. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.*STEWART, Mary. Terror em Avignon. Rio de Janeiro: Record, s/d.TELLES, Lygia Fagundes. Ciranda de pedra. São Paulo: Edibolso, 1975.* ______. A noite escura e mais eu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.*"

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app11_Prod.sigaa05 v4.9.10.97