Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - PPG-FAU (11.01.01.04.04)
Código: PPGFAU6455
Nome: PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGFAU2133 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina pretende reunir e explicitar conceitos relacionados à qualidade ambiental do espaço construído, entendida como equacionamento do conforto ambiental, utilização de recursos naturais, eficiência energética e adequação ambiental do espaço construído de forma integrada. Pretende ainda fornecer repertório e viabilizar a análise crítica dos padrões de arquitetura e urbanismo vigentes, visando à reflexão e identificação de soluções ambientalmente adequadas para o ambiente construído.
Referências: ATTIA, S, GRATIA, E, DE HERDE, A, HENSEN, J. Simulation-based decision support tool for early stages of zero-energy Building design. Energy and Buildings (Vol. 49, po 2-15), 2012.BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), Portaria 372, de 17 de setembro de 2010. Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Rio de Janeiro, 2010. BURTON, S (Ed.). Energy Efficient Office Refurbishment. James and James, London, 2001.EDUCATE. Environmental Design in University Curricula and Architectural Training in Europe.Framework for curriculum development. Disponível em www.educate-sustainability.eu GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa.São Paulo: Atlas, 2006.GONÇALVES, J. e BODE, K. (Org) Edifício Ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.HEGGER FUCHS STARK ZEUMER. Energy Manual. Sustainable Architecture. Munich: Detail, 2008.KEELER, M. BURKE, B. Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.KREITH, F. GOSWAMI, Y. (ed) Handbook of Energy Efficiency and Renewable Energy. New York: CRC Press, Taylor and Francis Group, 2007.KWOK, A. GRONDZIK, W. The Greenstudio Handbook. Environmental strategies for schematic design. Oxford: Elsevier, 2007. LAMBERTS, R. DUTRA, L. E PEREIRA, F. Eficiência Energética na Arquitetura. UFSC/Procel/ Eletrobrás, 2013. LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. RHEINGANTZ, P.A. CUNHA, E. G. MONTEIRO, C. L. Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. In: Revista PROJETAR: Projeto e percepção do ambiente. Seminários Projetar 12 anos de trajetória. Ensino, Pesquisa e Práticas. Edição Especial Vol. 1, n. 3. Novembro de 2015. Natal: UFRN, 2015. Pp. 12-25. WINES, James. Green Architecture. Taschen Verlag, Köln, 2000.VOORDT, T. WEGEN, H. Arquitetura sob o olhar do usuário. Programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. Oficina de Textos, São Paulo, 2013.VOSS, K. MUSALL, E. Net Zero Energy Buildings. International projects of carbon neutrality in buildings. Munich: Detail, 2013.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGFAU2133 - PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGFAU2133 ) ATIVO 01/08/2019

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