Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2199
Nome: TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPG0101 ) OU ( PPG0102 ) OU ( PPG0103 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Paradigmas que orientam a formação dos profissionais da educação. Processo de trabalho pedagógico dos profissionais de educação, tendo em vista as dimensões da proletarização/profissionalização, gênero, raça, classe. Movimento nacional dos educadores
Referências: SANTOS, Boaventura de S.. SANTOS, Boaventura de S.. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal. 1989. (Cap. 02) ______. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Eron de. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. BRANDÃO, Z (org). A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões de Nossa Época v. 35) Manual de Iniciación Pedagógica al Pensamiento Complejo. Instituto Colombiano de Fomento de la Educación Superior. Equador: 2003. (Ainda não disponível no mercado) MORIN, Edgard. Os sete sabers necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. (será trabalhado na íntegra) SANTOS, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez. 1995. (Cap. 8) SOARES, M Susana (org). Educação Superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES/UNESCO, 2002. (Cap. 1, 2, 5) MASETTO, Marcos. (org). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. (será trabalhado na íntegra) VEIGA, Ilma P A. & AMARAL, A L. (org). Formação de professores: políticas e debates. Campinas/São Paulo: Papirus, 2002. (Complementações) TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. (será trabalhado na íntegra) RIOS, T. A Compreender e ensinar: por uma melhor docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001. (Cap. 2 e 3) PIMENTA, Selma G. & GHEDIN, Evandro (org). Professor reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. (Parte I) VEIGA, Ilma P A. (org). Caminhos eda profissionalização do magistério. Campinas/São Paulo: Papirus, 1998. (Complementações) IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez, 2001. (Complementação) NETO, Alexandre S. & MACIEL, Lizete S. (org). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas/São Paulo: Papirus, 2002. (Complementação) REGO, T C e MELLO, G. N. Formação de professores na América Latina e Caribe: a busca por inovação e eficiência. Anais da Conferência Regional Formação de professores na América Latina e Caribe. Brasília/DF, Julho, 2002. (Material a reproduzir) VILLA, Fernado Gil. Crise do professorado: uma análise crítica. Campinas/São Paulo: Papirus, 1998. (Parte I) Revista Teoria e Educação, nº 4. Porto Alegre, 1991. MUNUNGA, Kabengele. Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. Estação Ciência/EDUSP, 1998. (Texto a reproduzir) MARTINS, Juarez & LIMA, M José R. Educação, etnias e combate ao racismo. Cadernos de Educação. Brasília: nº 3 - março/2001. (Material a reproduzir) REGO, T C e MELLO, G. N. Formação de professores na América Latina e Caribe: a busca por inovação e eficiência. Anais da Conferência Regional Formação de professores na América Latina e Caribe. Brasília/DF, Julho, 2002. (Material a reproduzir) VILLA, Fernado Gil. Crise do professorado: uma análise crítica. Campinas/São Paulo: Papirus, 1998. (Parte I) Revista Teoria e Educação, nº 4. Porto Alegre, 1991. MUNUNGA, Kabengele. Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. Estação Ciência/EDUSP, 1998. (Texto a reproduzir) MARTINS, Juarez & LIMA, M José R. Educação, etnias e combate ao racismo. Cadernos de Educação. Brasília: nº 3 - março/2001. (Material a reproduzir) ALVES, Nilda (org). Formação de professores. São Paulo: Cortez, 1992. BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: RJ: Vozes, 1993. DOWBOR, Ladislau. A reprodução social. São Paulo: Vozes, 1998. FORQUIM, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. GUSDORF, Georges. Professores para que? Para uma pedagogia da Pedagogia. São Paulo: Martins Afonso, 1987. LEITE, D. B. C. & MOROSINI, M. (orgs). Universidade futurante - produção do ensino e inovação. Campinas/SP: Papirus, 1
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPG0101 - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PPG0102 - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PPG0103 - TÓPICOS EM FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
PPGE6645 - FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO 1
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPG0101 ) OU ( PPG0102 ) OU ( PPG0103 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7544/1 2015.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9075/1 2017.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7994/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7536/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9041/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9032/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7986/1 2018.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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