Universidade de Brasília Brasília, 29 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MÚSICA - PPG/MUS (11.01.01.14.06)
Código: PPG0105
Nome: APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA E EAD
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: 1. Ementa:Pressupostos epistemológicos do conhecimento e sua relação com as teorias educacionais. A questão político-econômico-cultural da chamada sociedade do conhecimento. A não neutralidade da ciência e da tecnologia (C&T) na produção social do conhecimento. Indústria Cultural e Educação. Concepções de Educação a Distância (EaD) Políticas e seu histórico nas diversas mídias: escrita, rádio, televisão, vídeo, informática, internet, videoconferência. A problemática da formação do professor e os desafios postos à emancipação humana.2. Objetivos:- Ampliar a consciência acerca do uso capitalista da Educação a Distância, EaD como uma mercadoria cultural no capitalismo contemporâneo e refletir sobre estratégias para uma educação que use a EaD de forma emancipadora.3. Metodologia:O curso será desenvolvido através de metodologia dialógica, utilizando-se técnicas didáticas diversas com o apoio da web, sobretudo o ambiente Aprender, da UnB. Semanalmente serão lidos e discutidos os textos indicados na bibliografia, tanto na sala de aula como no ambiente virtual Aprender, através dos fóruns, lista de discussão, chats, fóruns, estudos dirigidos, seminários, etc.
Referências: Autor: Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos Editora: Zahar Ano: 1994 Autor: Belloni, M. L Local: Campinas No EdiçãoObra: Educação a distância Editora: Autores Associado Ano: 1999 Autor: Chaui. M. Local: São Paulo No EdiçãoObra: Convite à filosofia Editora: Ática Ano: 1994 Autor: D'Ambrósio, U. D. Local: Brasília No EdiçãoObra: Ciências, informática e sociedade: uma coletânea Editora: UnB Ano: 1994 Autor: Freire, P. Local: Rio de Janeiro No Edição 20ªObra: Educação e mudança Editora: Paz e Terra Ano: 1994 Autor: Moraes, R. de A. Local: Brasília No EdiçãoObra: Rumos da informática na educação brasileira Editora: Plano Ano: 2002Autor: Aretio, L. G. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Para uma definição de educação a distância. Tecnologia Educacional Editora: ABT Ano: 1987 Autor: Bordenave, J. E. D. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Teleducação ou educação a distância: fundamentos e métodos Editora: Vozes Ano: 1987 Autor: Chesneaux, J. Local: Petrópolis No EdiçãoObra: Modernidade-Mundo Editora: Vozes Ano: 1995 Autor: D'Ambrósio, U. D. Local: Brasília No EdiçãoObra: Filosofia, educação e comunicação: uma coletânea Editora: UnB Ano: 1994 Autor: Moraes, R. de A. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Informática na Educação Editora: DP&A Ano: 2000 Autor: Morin, E. Local: São Paulo No EdiçãoObra: Os sete saberes necessários à educação do futuro Editor: Cortez & Unesco Ano: 2002

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37 v4.9.10.115