Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MÚSICA - PPG/MUS (11.01.01.14.06) |
Código: |
PPG0105 |
Nome: |
APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA E EAD |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
60 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
1. Ementa:Pressupostos epistemológicos do conhecimento e sua relação com as teorias educacionais. A questão político-econômico-cultural da chamada sociedade do conhecimento. A não neutralidade da ciência e da tecnologia (C&T) na produção social do conhecimento. Indústria Cultural e Educação. Concepções de Educação a Distância (EaD) Políticas e seu histórico nas diversas mídias: escrita, rádio, televisão, vídeo, informática, internet, videoconferência. A problemática da formação do professor e os desafios postos à emancipação humana.2. Objetivos:- Ampliar a consciência acerca do uso capitalista da Educação a Distância, EaD como uma mercadoria cultural no capitalismo contemporâneo e refletir sobre estratégias para uma educação que use a EaD de forma emancipadora.3. Metodologia:O curso será desenvolvido através de metodologia dialógica, utilizando-se técnicas didáticas diversas com o apoio da web, sobretudo o ambiente Aprender, da UnB. Semanalmente serão lidos e discutidos os textos indicados na bibliografia, tanto na sala de aula como no ambiente virtual Aprender, através dos fóruns, lista de discussão, chats, fóruns, estudos dirigidos, seminários, etc. |
Referências: |
Autor: Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos Editora: Zahar Ano: 1994 Autor: Belloni, M. L Local: Campinas No EdiçãoObra: Educação a distância Editora: Autores Associado Ano: 1999 Autor: Chaui. M. Local: São Paulo No EdiçãoObra: Convite à filosofia Editora: Ática Ano: 1994 Autor: D'Ambrósio, U. D. Local: Brasília No EdiçãoObra: Ciências, informática e sociedade: uma coletânea Editora: UnB Ano: 1994 Autor: Freire, P. Local: Rio de Janeiro No Edição 20ªObra: Educação e mudança Editora: Paz e Terra Ano: 1994 Autor: Moraes, R. de A. Local: Brasília No EdiçãoObra: Rumos da informática na educação brasileira Editora: Plano Ano: 2002Autor: Aretio, L. G. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Para uma definição de educação a distância. Tecnologia Educacional Editora: ABT Ano: 1987 Autor: Bordenave, J. E. D. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Teleducação ou educação a distância: fundamentos e métodos Editora: Vozes Ano: 1987 Autor: Chesneaux, J. Local: Petrópolis No EdiçãoObra: Modernidade-Mundo Editora: Vozes Ano: 1995 Autor: D'Ambrósio, U. D. Local: Brasília No EdiçãoObra: Filosofia, educação e comunicação: uma coletânea Editora: UnB Ano: 1994 Autor: Moraes, R. de A. Local: Rio de Janeiro No EdiçãoObra: Informática na Educação Editora: DP&A Ano: 2000 Autor: Morin, E. Local: São Paulo No EdiçãoObra: Os sete saberes necessários à educação do futuro Editor: Cortez & Unesco Ano: 2002 |
|