Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2201
Nome: SUBJETIVIDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPG0110 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Cultura e Educação: aproximações conceituais. O papel da cultura na constituição do sujeito. A subjetividade a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Subjetividade individual, subjetividade social e processos educativos: suas interrelações. Os processos subjetivos na instituição escolar: sua expressão nos processos de ensino-aprendizagem, e na organização do trabalho pedagógico. A subjetividade e sua significação para as mudanças e para a inovação na educação: estratégias e ações possíveis.
Referências: 1. CHARLOT, B A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação. V.11 n.31 jan/abr.2006 2. GEERTZ,C Interpretação das culturas.Rio de Janeiro: Zahar,1978 (capítulos 1,2,3)3. GONZÁLEZ REY, F Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson,2003. 4. GONZALEZ REY, F O social na Psicologia e a Psicologia Social- a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2004. ( Capítulo 1)5. GONZÁLEZ REY, F O valor heurístico da subjetividade na investigação psicológica. In Fernando González Rey (org) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson, 2005. 6. GONZÁLEZ REY, F O sujeito que aprende- Desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na Psicologia e na prática pedagógica. In Maria Carmen Tacca (org) Aprendizagem e trabalho Pedagógico. Campinas: Alínea, 2006. 7. LEONTIEV, A N O homem e a cultura. In A N Leontiev O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes s/d.8. LIBÂNEO, JC e SANTOS, A Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 20059. MITJÁNS MARTÍNEZ, A El profesor como sujeto: elemento esencial dela formación de professores para la educación inclusiva. Revista Movimento. n..7,2003 10. MITJÁNS MARTÍNEZ, A A Teoria da Subjetividade do González Rey: Uma expressão do paradigma da complexidade na Psicologia. In Fernando González Rey (org) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson, 2005. 11. MITJÁNS MARTÍNEZ, A Representaciones Sociales, Subjetividad Social e Inclusión escolar. Anais. VIII CONFERENCIA SOBRE REPRESENTACOIONES SOCIALES. Roma , 2006 12. MORIN , E A religação dos saberes: Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002 (Introdução às Jornadas,Da Oitava Jornada capítulos 3, 7 e 8) 13. THOMSON, JB. Ideologia e Cultura Moderna.Petrópolis:Vozes,2002 (capítulo3)14. VYGOTSKY, L S História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas Tomo III. Moscow: Editora Pedagógica, 1931/1983 (capítulos1e4).
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPG0110 - TÓPICOS EM SUBJETIVIDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPG0110 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2194/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
469/-2 2016.2 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
469/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18.sigaa18 v4.9.10.124