Referências: |
1. CHARLOT, B A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação. V.11 n.31 jan/abr.2006 2. GEERTZ,C Interpretação das culturas.Rio de Janeiro: Zahar,1978 (capítulos 1,2,3)3. GONZÁLEZ REY, F Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson,2003. 4. GONZALEZ REY, F O social na Psicologia e a Psicologia Social- a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2004. ( Capítulo 1)5. GONZÁLEZ REY, F O valor heurístico da subjetividade na investigação psicológica. In Fernando González Rey (org) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson, 2005. 6. GONZÁLEZ REY, F O sujeito que aprende- Desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na Psicologia e na prática pedagógica. In Maria Carmen Tacca (org) Aprendizagem e trabalho Pedagógico. Campinas: Alínea, 2006. 7. LEONTIEV, A N O homem e a cultura. In A N Leontiev O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes s/d.8. LIBÂNEO, JC e SANTOS, A Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 20059. MITJÁNS MARTÍNEZ, A El profesor como sujeto: elemento esencial dela formación de professores para la educación inclusiva. Revista Movimento. n..7,2003 10. MITJÁNS MARTÍNEZ, A A Teoria da Subjetividade do González Rey: Uma expressão do paradigma da complexidade na Psicologia. In Fernando González Rey (org) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson, 2005. 11. MITJÁNS MARTÍNEZ, A Representaciones Sociales, Subjetividad Social e Inclusión escolar. Anais. VIII CONFERENCIA SOBRE REPRESENTACOIONES SOCIALES. Roma , 2006 12. MORIN , E A religação dos saberes: Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002 (Introdução às Jornadas,Da Oitava Jornada capítulos 3, 7 e 8) 13. THOMSON, JB. Ideologia e Cultura Moderna.Petrópolis:Vozes,2002 (capítulo3)14. VYGOTSKY, L S História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas Tomo III. Moscow: Editora Pedagógica, 1931/1983 (capítulos1e4). |