Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MÚSICA - PPG/MUS (11.01.01.14.06)
Código: PPG0116
Nome: TECNOLOGIAS INTERATIVAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGE2204 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Pesquisar como os múltiplos discursos estão representados e construídos em diferentes meios de comunicação difusos no meio social e cultural, com o objetivo de distinguir e interpretar criticamente as diferentes maneiras de construir e expressar conhecimentos. Ao captarmos essas diferenças, interessa-nos polemizar a atual concepção e inserção das novas tecnologias no contexto educacional e apontar uma abordagem alternativa para subsidiar o planejamento e desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas a serem implantadas no futuro
Referências: RAMAL,Andréa Cecília. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Artimed: Porto Alegre, 2002.LEÃO, Lúcia (org). O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2001.LEÃO, Lúcia (org). : INTERLAB: Labirintos do PensamentoContemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.LANDOW. Jorge P. Teoria del hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997.CHAVES, Hélio & DIAS,Angela Correia. A Gênese sócio-histórica da idéia de interação e interatividade. In: Gilberto Santos (org). Tecnologias na educação e formação de professores.Brasília/DF. Editora Plano, 2003.ANTONY, Geórgia & DIAS, Angela Correia. Educação Hipertextual: diversidade e interação como materiais didáticos. In: Leda Fiorentini & Raquel Moraes (orgs) Linguagens e interatividade na educação a distância. Brasília/DF. Editora Plano, 2003.FILHO, Hélio Chaves. Educação Hipertextual: por uma abordagem dialógica, polifônica e intertextual. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, UnB. Brasília/DF, 2003.CASTRO,Gustavo de. & CARVALHO, Edgard de Assis. & ALMEIDA, Maria da Conceição de. (orgs). Ensaios de Complexidade. Porto Alegre. Editora Sulina, 1977.LANDOW. Jorge P. Hipertexto: la convergência de la teoria crítica contemporânea y la tecnologia. Barcelona: Paidós, 1995.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGE2204 - TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGE2204 ) ATIVO 01/08/2019
( PPGE2204 ) INATIVO 01/08/2019 12/01/2023

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app12_Prod.sigaa06 v4.9.10.97