Universidade de Brasília Brasília, 05 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (11.01.01.02.05)
Código: PPGA0056
Nome: SEMINÁRIO 5 - ANÁLISE ESTRUTURAL DO TURISMO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Fundamentos da teoria do sistema aplicados ao turismo- o modelo do SISTUR.Discussão do papel do Estado e da iniciativa privada no processo de planejamento e gestão estratégica do Turismo, examinando a competência administrativa e jurisdicional dos órgãos públicos de Turismo e sua necessária e consequente ação intersetorial. Serão analisados também o sistema de parceria com a iniciativa privada e a imprescindível inserção e integração do setor às demais atividades produtivas da economia para a definição de políticas coerentes e realistas, levando em conta as condicionantes geo-econômicas e geo-estratégicas do país e de suas regiões, mediante pesquisa dos múltiplos aspectos que compõem o complexo Sistema de Turismo.
Referências: ACERENZA,Miguel.Administración Del Turismo:planificación y dirección.Mexico: Trillas,1990ANDER_EGG,Ezequiel.Introducción a la planificación.Buenos Aires-ArgentinaLumen,1995.AMATO NETO, João. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais. Ed. Atlas, São Paulo, 2000.ARREBOLA, José Luis Santos. La satisfacción del turista em el destino Marbella: medida y análisis mediante el modelo Rasch. Málaga, 1999.BALANZÁ, Isabel Milio NADAL, Mónica Cabo. Marketing e comercialização de produtos turísticos. Thomson,2002.BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. Ed. Senac, São Paulo, 2003, 13ª ed.BENI, Mário Carlos. Globalização do turismo - Megatendências do Setor e a Realidade Brasileira. Ed. Aleph, São Paulo, 2003.BOULLÓN, Roberto C. Planificación del espacio turístico. Ed. Trillas, México, 1991.BOVET, David, MARTHA, Joseph. Redes de Valor: Aumente os lucros pelo uso da tecnologia de informação na cadeia de valor.Editora Negócio, São Paulo, 2001.BAHL,Miguel.Agrupamentos turísticos Municipais.Curitiba.Ed.Protexto,2004.BENI, Mário Carlos. Política e Estratégia do desenvolvimento regional Planejamento Integrado e sustentável do Turismo. In Turismo em Análise, v.10, n 01, maio de 1999, Ed. ECA/USP, São Paulo._______________Política e Planejamento de turismo no Brasil.S.P.ed.Aleph, 2006______________Turismo Planejamento Estratégico e capacidade de gestão.Barueri:Ed. Manole,2012.BORDENAVE,Juan.O que é participação.S.P.:Ed. Brasiliense,1986BOULLÓN,Roberto.Los Municípios Turísticos.México:Trillas,1990._______________.Planificación Del Espacio turítico. México:Trillas,1997BRASIL, Ministério do Turismo.Coordenação geral de Regionalização.Programa de regionalização do turismo- Roteiros do Brasil:Formação de redes/Ministério do turismo.Secretaria nacional de Políticas de Turismo.Departamento de Estruturação, Articulações e Ordenamento Turístico.Coordenação regional de regionalização.- Brasília,2007,55p._________________Plano Nacional do Turismo: Diretrizes Políticas- 2003-2007: diretrizes, metas e Programas. Brasil. Ministério do Turismo, 2003._________________Plano nacional de Turismo 2007/2010.Uma Viagem de Inclusão, Brsília, 2007._________________Programa de regionalização do turismo: Diretrizes operacioanis - roteiros do Brasil.Brasília: Ministério do turismo, 2004.BROSE,Markus (org.) Metodologia Participativa- Uma introdução a 29 instrumentos. Tomo Editorial,Porto Alegre,2001CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - a era da informação, economia, sociedade e cultura. Editora Paz e Terra, São Paulo, vol. 1-3, 1999.________________. A sociedade em rede. Vol. I. ed. Paz e Terra, São Paulo, 2000.CASTRO, Iná Elias de Paulo, GOMES, César da Costa e CÔRREA, Roberto Lobato (org). Geografia: conceitos e temas. Ed. Bertrand Brasil, Rio, 1995.CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Cortez, 1989.CUISENIER, Jean. La tradition populaire. Universitaire de France, 1995.CAPECE,Gustavo.Politica Turistica: metodologia para su concepción y diseno.Buenos Aires: Ladevi ediciones, 2001.CAPRA,Fritjof.A teia da vida-Uma nova concepção científica dos sitesma vivos. São Paulo: Cultrix/amaná-Key, 2001.CASTELLS, Manuel.A sociedade em rede.São Paulo: Paz e terra, 2002.CHAN,Nelida. Circuitos Turísticos Programa y Cotizacion. Ed.Temas de Turismo librerías Turísticas. Buenos Aires,1994.CORIOLANO, Luzia Neide (org). Arranjos produtivos locais do turismo comunitário: atores e cenários de mudança.Fortaleza:EdUECE,2009._____________________.O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza.São Paulo:Annablume,2006CUNHA,Licínio. Economia e política do turismo.Portugal.ed.McGRAW-HILL,1997.CRUZ,Rita de Cássia. Política de Turismo e Território.Saõ Paulo: Contexto,2000.DIAS, Reinaldo CASSAR, Mauricio. Fundamentos do marketing turístico. PearsonPrentice Hall, 2005.FÁVERO, Ivane. Políticas de Turismo -Planejamento na Região da Uva e do Vinho. Caxias do Sul EDUCS,2006.FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não. R.J. Ed. Paz e Terra,1981GARRIDO, Ine

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