Universidade de Brasília Brasília, 29 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PSTO) (11.01.01.20.05.01)
Código: PPGPSTO3620
Nome: PLANEJAMENTO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A pesquisa empírica em psicologia. Teoria e hipótese. Objetos, interesses e desafios da pesquisa psicológica. Suposições e normas inerentesao pensamento científico. Identificação de problemas de pesquisa e formulação de objetivos. Identificação e estratégias de controle dasvariáveis. Bases lógicas e metodológicas do delineamento da pesquisa. Tipos fundamentais de delineamentos. Coleta estruturada e nãoestruturada de dados. Avaliação de pesquisas e elaboração de projetos de pesquisa. Uso das fontes de pesquisa. Implicações éticas.
Referências: - American Psychological Association (2001). Manual de publicação da American Psychological Association (Daniel Bueno, trad.). Porto Alegre,RS: ArtMed.- Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.) (1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage. Este livro vale a pena sercomprado, vez que tem capítulos sobre (a) planejamento e delineamento, (b) tipos de pesquisa e (c) técnicas de coleta e análise de dados.- Borges, L. O., & Pinheiro, J. Q. (2002). Estratégias de coleta de dados com trabalhadores de baixa escolaridade. Estudos de Psicologia, 7, 53-63.- Blommaert, J., Bulcaen, C. (2000). Critical discourse analysis. Annual Review of Anthropology, 29, 447-466.- Campbell, D. T., & Stanley, J.C. (1963) . Experimental and quasi-experimental designs for research. Chicago, IL: Rand-McNally. [existe umatradução, 1979, Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP].- Cohen, J. (1994). The earth is round (p < .05). American Psychologist, 49(12), 997-1003.- Come, J. D. & Foster, S. L. (1997). Dissertations and thesis from start to finish: Psychology and related fields. Washington, DC: AmericanPsychological Association- Cook, T. D., & Campbell, D. T. (1979). Quasi-experimentation: Design and analysis issues for field settings. Chicago: Rand McNally.- Figueiredo, L. C. (1995). A redação pelo parágrafo. Brasília, DF: Editora UnB.- Grimm, E. G., & Yarnold, P. R. (Eds.) (1995). Reading and understanding multivariate statistics. Washington, DC: American PsychologicalAssociation.- Günher, H. (2004). Pesquisa qualitativa v. pesquisa quantitativa: esta é a questão? (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Nº07). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. Disponível na URL www.psi-ambiental.net/pdf/07QualQuant.pdf- Günther, H. (2004). Como elaborar um relato de pesquisa. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, N° 02). Brasília, DF: UnB,Laboratório de Psicologia Ambiental. http://www.unb.br/ip/lpa/pdf/02Sugestoes.pdf- Günther, H. (2003). Como elaborar um questionário. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociai, N° 01). Brasília, DF: UnB,Laboratório de Psicologia Ambiental. http://www.unb.br/ip/lpa/pdf/01Questionario.pdf- Günther, H. (2001). Um modelo de artigo: Considerações formais. http://www.unb.br/ip/lpa/pdf/ModeloArtigo.pdf- Günther, I. (1998). Contacting subjects: the untold story. Culture and Psychology, 4(1), 65-74. http://www.unb.br/ip/lpa/pdf/isoldauntold.pdf- Henry, G. T. (1990). Practical sampling. Thousand Oaks, CA: Sage.- Judd, Ch. M., Smith, E. R., & Kidder, L. H. (1991). Research methods in social relations (6th ed.). Ft Worth, TX: Holt, Rinhart & Winston.- Kish, L. (1987). Statistical design for research. New York: Wiley.- Krosnick, J. A. (1999). Survey research. Annual Review of Psychology, 50, 537-67.- Lazarsfeld, P. F. (1944). The controversy over detailed interviews: An offer for negotiation. Public Opinion Quarterly, 8, 38-60.- Lipsey, M. W., Cordray, D. S. (2000). Evaluation methods for social intervention. Annual Review of Psychology, 51, 345-375.- Meltzoff, J. (1998). Critical thinking about research: Psychology and related fields. Washington, DC: American Psychological Association.- Miller, D. C. (1991). Handbook of research design and social measurement. Thousand Oaks,CA: Sage.- Pasquali, L. (Org.). (1996). Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília, DF: INEP.- Pasquali, L. (Org.). (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM.- Riecken, H. W., & Boruch, R. F. (1978). Social experiments. Annual Review of Sociology, 4, 511-532.- Rosenthal, R., DiMatteo, M. R. (2000). Meta analysis: Recent developments in quantitative methods for literature reviews. Annual Review ofPsychology, 52, 59-82.- Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (1989). Statistical procedures and the justication of knowledge in psychological science. American Psychologist,44(10), 1276-1284.- R
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2542/-3 2018.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim
2534/-2 2019.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
7528/1 2019.2 NUTRIÇÃO HUMANA/PPGNH - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2542/-2 2019.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim
2542/1 2022.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim
2534/1 2022.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22_Prod.sigaa16 v4.9.10.97