Ementa: |
OBJETIVODando continuidade ao estudo desenvolvido em Análise Microeconômica I, este curso tem por objetivogeral avaliar como os conhecidos resultados de eficiência econômica são alterados quando são incluídasfricções realistas que nos afastam do paradigma competitivo. Espera-se que, ao final do curso, os alunossejam capazes de identificar, intuitivamente e por meio de modelos formais, como características específicasda economia podem nos distanciar da eficiência, e o que pode ser feito para reduzir os efeitos negativos daineficiência verificada.EMENTAO curso é baseado em modelos formais e aplicações, sendo dividido em quatro partes. Primeiramentese discute os problemas de agregação de preferência, provando os Teoremas de Impossibilidade de Arrow e de Gibbard-Satterthwaite, bem como teoremas de possibilidade. Em seguida desenvolve-se os elementosbásicos da teoria dos jogos para determinar como o comportamento estratégico afeta a eficiência econômica. Passa-se então à análise da economia da informação e dos incentivos, identificando e modelando os fenômenos de seleção adversa, triagem, sinalização e incentivo adverso, com o estudo de exemplos clássicos. Finalmente, se desenvolve os elementos básicos da teoria dos leilões para avaliar comodesenhar melhores mecanismos de alocação de bens e serviços tanto do ponto de vista da maximização da receita, como da eficiência.METODOLOGIAA disciplina tomará como base o livro-texto Jehle e Reny (2011), do qual cobrirá os capítulos 5 a 9, e consistirá em aulas expositivas, discussões, e listas de exercícios que serão sugeridas periodicamente aos alunos, para resolução em casa. O curso será virtual, geralmente síncrono, via plataforma TEAMS. O uso da internet é estimulado a disciplina disporá de uma homepage de acesso restrito na qual os alunos poderãoobter as listas, artigos a serem lidos, bem como outras informações pertinentes.PROGRAMAO conteúdo programático será dividido nos tópicos abaixo. O conteúdo será ajustado de acordo com |