Ementa: |
O objetivo geral do curso é proporcionar ao estudante as ferramentas necessárias paraentender a pesquisa macroeconômica moderna. Na primeira parte do curso iremos focar nas fundações analíticas e numéricas para analisar modelos dinâmicos: noções de equilíbrios em mercado completos, como descentralizar um equilíbrio competitivo, e finalmente introduzir a Programação Dinâmica - uma ferramenta poderosa para resolver problemas de maximização dinâmica.Na segunda parte do curso discutiremos em detalhe os modelos que servem de alicerce de grande parte da pesquisa macro moderna: o modelo de crescimento neoclássico, o modelo de gerações sobrepostas, o modelo de ciclos reais de negócio e, se o tempo permitir, o modelo Novo Keynesiano.Apesar de não ser o foco principal do curso, introduziremos nas listas de exercícios aplicações e extensões dos modelos básicos, além de métodos computacionais aplicados aos problemas discutidos em sala de aula.4 Conteúdo Programático1. Introdução.(a) Fatos Estilizados de Kaldor, Fatos Estilizados dos Ciclos de Negócios.(b) Metodologia e Perguntas em Macroeconomia.2. Fundações de Modelos Dinâmicos de Equilíbrio Geral.(a) O Agente Representativo, a Função de Produção Agregada.(b) Teoremas de Bem-Estar.(c) Descentralização de um Equilíbrio Competitivo.(d) Estrutura de Mercado Arrow-Debreu e Sequencial.(e) Exemplos: Modelo de Crescimento Neoclássico em Tempo Discreto, Economia deDotações.Referências Principais: A: Cap. 2, 5 LS: Cap. 8, 14 PK: Cap. 4, 5 SLP: Cap2.Complementares: Arrow and Debreu (1954) Arrow (1964).3. Programação Dinâmica.(a) Matemáticas Preliminares: Espaços Métricos, Teorema da Contração, Theorem ofMaximum.(b) Programação Dinâmica Determinística.(c) Cadeias de Markov.(d) Programação Dinâmica Estocástica.(e) Aplicações, Métodos Numéricos.(f) Programação Dinâmica em Tempo Contínuo.Referências Principais: SLP: Cap 3-5, 8-10 A: Cap. 6, 7, 16 LS: Cap. 3, 4, 12.4. Modelo de Crescimento Neoclássico.Avaliação1. Lista de Exercícios (20%)2. |