Universidade de Brasília Brasília, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL2252
Nome: ANÁLISE DE DISCURSO 2
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Consciência lingüistica crítica. Teoria da modalidade e contexto social. Práticas discursivas de letramento o modelo ideológico. Identidade e mudança. Fortalecimento da identidade nos gêneros discursivos da educação. Poder e metodologia de pesquisa. Etnografia crítica. O texto visual e o discurso da mídia.
Referências: - Caldas - Coulthard, C. R. & Coulthard, M. (eds.) 1996. Texts and practices: Readings in critical discourse analysis. London and New York: Routledge.- Fairclogh, N. 1992. Critical language awareness. Londres New York Longman.- Fairclough, N. 1995 Media discourse. London: Edward Arnold.- Fairclough, N.L. 1989. Language and power. Londres: Longman.- Bartobn, D. 1994. Literacy: An introduction to the ecology od written language. Oxford: Blackwrll.- Haliday, M. A. K e R. Hasan, 1985 Language, context, and text: aspects of language in a sociosemantic perspective. Oxford: OUP.- Kess, G. 1996, Reading images. London and New York: Routledge.- Magalhães, M. I. 1995. Práticas disculcivas de letramento: a consrtrução da identidade em relatos de mulheres. In: Kleiman, A (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. SãoPaulo: Mercado de Letras: 201-235.- Magalhães, M. I. 1995b Beliefs about literacy in a Brazilian community. Intern Journal of Eduacational Development 15,3. 263-76.- Myers, G. 1994. Words in ads. London: Eduward Arnold.- Neves, M. H. M. 1997. A gramática funcional. São Paulo Martins Fontes.- Thompsom, J.B. 1990. Ideology and modern culture. Cambridge: Polity Press.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4561/1 2018.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
4570/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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